Um levantamento realizado pela Semrush, empresa norte-americana de inteligência competitiva, analisou o comportamento da população brasileira na web, apontando os 100 sites mais pesquisados durante fevereiro de 2021. O documento terá atualizações mensais para que as mudanças do mercado sejam percebidas e documentadas. Afinal, diante de tantos eventos importantes no Brasil, o cenário está propício para transformações.
Conforme indica a fonte, um dos destaques foi a presença de múltiplos sites de governos estaduais na lista — o que faz sentido, considerando a demanda por informações relacionadas à covid-19 e atualizações quanto ao governo, que tem sofrido frequentes movimentações.
Nesse sentido, a página do Governo Estadual de São Paulo surge em 6º lugar, com 781,5 milhões de visitas. No top 50, também estão sites governamentais do Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Goiás e Ceará.
Redes sociais e varejo online
Outro destaque indicado pela Semrush são as redes sociais. Dada a necessidade de distanciamento social, essa tendência pode ter se intensificado, na medida em que os usuários tentam manter a proximidade dos conhecidos através de seus perfis na internet.
Conforme a pesquisa, o Facebook liderou o segmento, mas outras 5 redes sociais marcaram presença no top 20 — informação que reforça, inclusive, a busca por conteúdos e entretenimento digital. O Instagram apareceu em 11º lugar com 307 milhões de visitas e o Twitter, em 18º, com 134 milhões.
Em uma matéria anterior, indicamos que as compras online no Brasil cresceram 47% em 2020, apesar da crise econômica. Ao que parece, essa tendência continuou, já que os sites de e-commerce apareceram entre os 20 sites mais acessados. Representando o segmento, figuraram o Mercado Livre, Americanas e Magazine Luiza. A gigante mundial Amazon, contudo, ficou fora do top 20, ocupando a 23º posição com 108,9 milhões de visitas.
Top 5 de sites mais acessados
O ranking com os primeiros 5 domínios mais buscados é liderado pelo google.com, que ostenta mais de 4 bilhões de buscas. O segundo lugar fica com a globo.com, com mais de 1.436 milhões de acessos. Fechando o pódio, está o uol.com.br, que registrou 999 milhões de visitas. Na quarta colocação, aparece o Facebook (906 milhões) e, por fim, aparece o Youtube (802 milhões).
Para conferir o levantamento na íntegra e as atualizações mensais, acesse http://pt.semrush.com/blog/top-100-sites-mais-visitados/.
Fontes
Categorias