10 razões para migrar para o Google Plus

6 min de leitura
Imagem de: 10 razões para migrar para o Google Plus
Avatar do autor

O Google Plus ainda não é uma rede social de tanto destaque na internet — pelo menos, não tanto quanto a Google desejaria —, porém existem vários bons motivos para você começar a usá-la com mais frequência.

Apesar de possuir um número considerável de utilizadores cadastrados e de todos os esforços da empresa para integrá-lo aos seus outros serviços, o Google Plus tem problemas em fidelizá-los. Isto é, as pessoas criam a sua conta e depois não voltam mais a usar esta rede — ou usam muito pouco.

O que muita gente não vê é que o Google Plus é uma ótima plataforma social e realmente merece mais uma chance. Veja alguns motivos pelos quais você deveria começar a incorporar o uso do Google Plus no seu cotidiano.

1- Integração com outros serviços Google

É muito difícil encontrar alguém na internet que não tenha cadastro em pelo menos uma das ferramentas da Google. O mais interessante é que, se você utiliza um serviço, ele tem integração com os outros, e isso faz com que usar o Google Plus seja muito intuitivo.

A rede social da Google não se limita à sua própria página, estando presente em sites como o YouTube, Blogger e até no próprio buscador, com uma integração inteligente que vai além do botão “1+”. O YouTube, por exemplo, mostra na sua página inicial os vídeos que os seus amigos do G+ assistiram ou compartilharam.

 Timeline do YouTube mostrando vídeos compartilhados no Google+.

Essa integração com os outros serviços da Google é, sem dúvida, uma das maiores vantagens do Google Plus, já que isso permite uma navegação mais personalizada em muitos dos principais sites da internet.

2- Melhores aplicativos

Quem nunca ouviu um amigo reclamando do app do Facebook para Android ou iOS? Apesar de todo o sucesso da rede social, os seus aplicativos ficam devendo bastante em aparência, qualidade e funcionamento.

Bem mais rápidos e mais fáceis de serem usados, os apps do Google Plus são melhores que os do Facebook. Para quem usa bastante o celular, esse é um ponto forte na escolha de uma rede social, já que é importante conseguir acessar o seu perfil de qualquer lugar.

3- Hangouts

Conferências em vídeo direto do computador ou celular.

Este artigo inteiro poderia se resumir neste motivo. A possibilidade de fazer videoconferências com os seus amigos (hangouts) é considerada a melhor das ferramentas do Google Plus, o que provavelmente está correto. Esse recurso diferencia o G+ de outras redes, já que é o único que oferece algo tão completo para conferências deste tipo.

Outro ponto importante é que dá para compartilhar vídeos do YouTube e utilizar inúmeros aplicativos para trocar ideias com outras pessoas que participam dos chats. Tudo isso sem contar que muitos artistas e pessoas famosas também participam de hangouts, aos quais você pode assistir ao vivo.

4- Busca aprimorada

Ferramenta de busca usa o mecanismo do Google dentro do G+.

Quem melhor para inserir uma boa ferramenta de busca em uma rede social do que o pai da melhor ferramenta de busca de toda a internet? Não existe muito como argumentar contra isso, o Google é o melhor serviço de pesquisa e é claro que isso vai ser mostrado no Google Plus.

Enquanto outras redes sociais (o Twitter, por exemplo), engatinham nesse ponto, o Google Plus mostra como é que se faz. Você pode pesquisar termos, encontrar outras pessoas falando sobre um assunto, achar amigos rapidamente etc. O contrário também vale: com uma pesquisa mais aprimorada, você pode ganhar novos fãs muito rapidamente.

5- Círculos

O Google Plus tem a proposta de ser um espelho do seu mundo real na internet, e os círculos tornam isso mais fácil. Pense nos círculos de amizade: é quase impossível definir as pessoas que você conhece em uma mesma categoria fixa, e o que você quer compartilhar com elas não deve ser definido desta forma também.

Agrupe os seus amigos e conhecidos em círculos.

Os círculos são uma forma intuitiva de classificar os seus amigos e conhecidos. E o melhor de tudo é que apenas você sabe em quais grupos colocou alguém, permitindo separar os seus contatos de uma forma mais honesta para com você mesmo.

 

6- Ótimo para os negócios

Se você está usando a rede social que pertence à mesma empresa do maior buscador da internet, seria natural que você conseguisse muito mais visibilidade criando uma página no Google Plus do que no Facebook, por exemplo.

Na realidade, isso ainda não é uma verdade absoluta, já que o número de utilizadores ativos do Facebook é muitas vezes maior do que o do Google Plus. Porém, se você quiser realmente que a sua marca ganhe presença nos resultados do Google, este é, certamente, um ótimo atalho a ser considerado.

7- Notificações de jogos separadas

As notificações de jogos são separadas do restante dos avisos.

Uma das maiores reclamações de quem usa o Facebook é receber constantemente notificações de jogos e aplicativos que você não tem interesse de usar. No Google Plus, isso é um pouco diferente, já que as notificações desse tipo são separadas das demais.

Com uma área voltada apenas para os jogos, você pode descobrir mais pessoas que jogam os mesmos games que você, tornando-se mais fácil adicionar vizinhos e conseguir desbloquear os itens sociais de cada app.

O próprio conceito dos círculos ajuda nisso, já que você pode ter um grupo voltado somente para isso. Desta forma, você pode compartilhar dicas e pedidos somente com essas pessoas de uma maneira bastante rápida. Nesse ponto, o Google Plus é muito melhor do que o Facebook.

8- Ajuste de posts

Você escolhe quais posts deseja ver na sua timeline.

No Google Plus, você pode ver — além do que os seus amigos postaram — os posts em destaque de toda a rede. Se você gosta de descobrir novidades, essa pode ser uma maneira eficaz de ver o que as pessoas mais estão falando no Google Plus, porém existem aqueles que não querem ver essas atualizações na sua timeline.

O controle de ajuste desse tipo de conteúdo é muito simples de configurar e bastante eficiente: na aba “Explore”, existe um controle deslizante na parte superior direita da janela. Arraste o marcador para a esquerda, para receber menos posts em destaque, ou para a direita, se você quiser ver esse tipo de conteúdo.

9- Não existe solicitação de amizade

O Google Plus é como o Twitter: não é preciso aceitar solicitações de amizade, pois as pessoas podem adicionar o seu perfil para um círculo livremente. Isso evita o trabalho de precisar aceitar ou recusar os pedidos, algo que ainda acontece no Facebook.

Pode parecer muito inseguro abrir o seu perfil desta forma, porém ele possui um sistema de privacidade muito mais aprimorado do que tanto o do Facebook quanto do Twitter. No Facebook, é possível postar cada conteúdo apenas para um grupo específico, porém isso não é tão intuitivo e rápido de fazer, o que acaba levando a uma configuração-padrão que nem sempre é a mais adequada.

Compartilhamento seletivo de forma intuitiva.

Já no Twitter, você pode até trancar a sua conta, porém não é possível escolher grupos separados de pessoas para as quais você quer mandar cada mensagem. Para ter o melhor das duas redes, o Google Plus dispensa solicitações de amizade e permite um direcionamento mais personalizado para cada post.

10- Edição avançada de imagens

Com a compra do Picnik pela Google, já era de se esperar que logo o Google Plus fosse abocanhar este serviço. E foi exatamente o que aconteceu: o Picnik “morreu” e renasceu dentro da rede social da gigante de buscas, fazendo com que a sua ferramenta de upload de imagens disparasse à frente da concorrência.

Ferramentas avançadas de edição de fotos tornam o Google+ uma ótima alternativa.

É possível usar praticamente todos os filtros e pincéis do Picnik completamente de graça antes de mandar a foto para o seu álbum, deixando-a pronta para ser compartilhada com os seus amigos. Além disso, você pode integrar os seus álbuns do Picasa com o Google Plus, agrupando a sua biblioteca de imagens em apenas um lugar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.