Tempo é ‘reversível’ em materiais de vidro? Cientistas reportam evidências

Imagem de: Tempo é ‘reversível’ em materiais de vidro? Cientistas reportam evidências

De acordo com um estudo publicado na revista científica Nature Physics, uma equipe de cientistas na Alemanha descobriram um fenômeno impressionante ao investigar processos de envelhecimento em diferentes materiais. Após as análises, os físicos encontraram evidências de que os movimentos das moléculas no vidro ou plástico são reversíveis no tempo quando observados de uma perspectiva específica.

A equipe de físicos da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha, e da Universidade de Roskilde, na Dinamarca, encontrou o fenômeno ao investigar os processo de envelhecimento em certos materiais.

Eles explicam que a maioria das leis da física não se importam com o tempo. Assim, encontraram indícios que contrariam a ideia de que o processo de envelhecimento é potencialmente irreversível, pelo menos ao nível molecular.

A imagem apresenta o vidro utilizado pelos físicos durante o experimento em laboratório.A imagem apresenta o vidro utilizado pelos físicos durante o experimento em laboratório.Fonte:  Universidade Técnica de Darmstadt

Ao analisar alguns materiais ao nível microscópico, os cientistas descobriram que substâncias como o vidro podem ter um envelhecimento que pode ser reversível. Em vez de seguir um caminho em uma única direção, as partículas do vidro se movem e interagem umas com as outras para formar diferentes arranjos ao longo do tempo.

“Você poderia pensar que o envelhecimento de materiais é tão irreversível quanto a quebra de um vidro. No entanto, ao pesquisar os movimentos de moléculas em vidro ou plástico, físicos de Darmstadt descobriram agora que esses movimentos são reversíveis no tempo se forem observados de uma certa perspectiva”, os pesquisadores descrevem em um comunicado oficial da Universidade Técnica de Darmstadt.

Tempo reversível no vidro

Ao direcionar um laser no vidro durante uma experiência em laboratório, os físicos perceberam que as moléculas dentro do material dispersaram a luz; esses feixes que se dispersaram se sobrepuseram e formaram um padrão caótico de pontos claros e escuros na câmera de vídeo ultrassensível utilizada para observar o experimento. Dessa forma, eles descobriram que as flutuações das moléculas são reversíveis no tempo.

A ilustração acima apresenta as etapas do experimento.A ilustração acima apresenta as etapas do experimento.Fonte:  Universidade Técnica de Darmstadt / Nature Physics

De qualquer forma, é importante destacar que o envelhecimento dos materiais de vidro não pode ser revertido. Trata-se de uma propriedade ao nível molecular, mas não significa que os cientistas seriam capazes de fazer um vidro ficar novo depois do processo de envelhecimento — então, um prato de vidro não pode se 'desquebrar'. Ou seja, é uma escala de tempo específica, que não contribui para o envelhecimento.

O físico e um dos autores do estudo, Till Böhmer, explica que o fenômeno foi categorizado com o conceito 'tempo material', que afeta o material ao nível molecular, mas não altera seu processo natural de envelhecimento.

“O processo de envelhecimento pode ser descrito pelo que é conhecido como ‘tempo material’. Imagine assim: o material possui um relógio interno que funciona de forma diferente do relógio da parede do laboratório. O tempo do material passa a uma velocidade diferente dependendo da rapidez com que as moléculas dentro do material se reorganizam”, o comunicado acrescenta.

Fique sempre atualizado com as últimas descobertas da física aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para conhecer a teoria que descreve a mudança de estado oculto entre líquidos e sólidos.