Novo asteroide gigante vai passar próximo da Terra em março

1 min de leitura
Imagem de: Novo asteroide gigante vai passar próximo da Terra em março
Imagem: Pixabay/Reprodução

Um asteroide com mais de um quilômetro de diâmetro passará bem próximo da Terra no dia 21 de março. Apesar de ser classificado como “potencialmente perigoso” pela NASA, é improvável que ele atinja o planeta.

Conforme as informações, a rocha espacial denominada 231937 (2001 FO32) estará a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra. Uma distância cinco vezes mais longe do que a Lua.

Asteroide é duas vezes mais alto que o edifício Burj Khalifa em Dubai.Asteroide é duas vezes mais alto que o edifício Burj Khalifa em Dubai.Fonte:  Danfoss.com/Reprodução 

Esse é o segundo “asteroide potencialmente perigoso” a se aproximar da Terra este ano. Sua largura é comparável ao tamanho da Ponte Rio-Niterói no Rio de Janeiro, além de ser duas vezes mais alto do que o Burj Khalifa, o maior edifício do mundo em Dubai.

O SpaceReference.org descreveu que, baseado no brilho e na forma como a luz reflete nela, a rocha pode ter até 1,714 quilômetros de diâmetro. Apesar de ser 97% maior do que os corpos rochosos, ele ainda é pequeno em comparação a “grandes asteroides”.

A NASA classifica o exemplar como “potencialmente perigoso” porque ele poderá atingir o planeta em algum momento no futuro. Contudo, a agência espacial usa essa categoria para qualquer rocha espacial que se aproxime a cerca de 7,5 milhões de quilômetros da Terra.

Asteroide 231937 em comparação ao Monte Everest.Asteroide 231937 em comparação ao Monte Everest.Fonte:  SpaceReference.org/Reprodução 

Origem do 231937 (2001 FO32)

O asteroide 231937 (2001 FO32) foi descoberto por telescópios do Lincoln Laboratory do MIT em 23 de março de 2001. Financiado pela Força Aérea dos EUA e pela NASA, desde então o programa acompanha as atividades do corpo rochoso.

Com isso, os pesquisadores conseguiram prever mais quatro aproximações da mesma rocha espacial nas próximas décadas. Assim, o exemplar só deve passar “raspando” novamente na Terra em 22 de março de 2052.

Para mais, a tendência é que a rocha fique mais distante do planeta a cada aproximação. Segundo a NASA, a possibilidade de um asteroide colidir com a Terra é de 0,2% até 2185.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.