Um entusiasta de smartphones antigos apresentou um projeto curioso envolvendo dois aparelhos de épocas distintas. A obra envolveu colocar os componentes de um celular da Apple dentro de um Lumia 1020, um dos modelos mais clássicos da família Windows Phone.
De forma bastante resumida, a operação incluiu extrair os principais componentes internos de um iPhone SE de 3ª Geração e posicioná-los na carcaça vazia do dispositivo que foi lançado pela Nokia em parceria com a Microsoft. Depois de todo o processo, o aparelho funcionou normalmente.

O responsável pelo "monstro de Frankenstein" tecnológico foi o usuário OceanDepth95028, que batizou o modelo de LumiPhone 1020 SE por ser a junção do nome dos dois aparelhos. Ele contou um pouco da criação e mostrou algumas fotos do projeto em um subfórum do Reddit dedicado a modificações de dispositivos da família Mac.
Como essa operação foi possível?
Para fazer a mudança, foram necessários alguns sacrifícios: os três botões capacitivos na parte frontal do Lumia 1020 deixaram de funcionar, já que não há nada equivalente no iPhone, e a câmera original do Lumia 1020 também teve que ser trocada pelo sensor inferior do aparelho da Apple. A lente de 41 MP de resolução era um dos destaques do aparelho, que foi lançado em 2013. Além disso, recursos modernos deixaram de operar, como a recarga sem fio e o uso do Apple Pay por aproximação.
Por outro lado, ele conseguiu alguns feitos bem impressionantes, como manter o 5G e a entrada para chip SIM funcionando e até passar o Touch ID, que é o leitor biométrico para desbloqueio do aparelho, para a parte traseira do celular. O conector, apesar de parecer o microUSB original, foi trocado para o antigo padrão Lightning da Apple.
Em termos de sistema operacional, o dispositivo roda o iOS 18.3.1, que é a versão mais moderna da plataforma da Maçã. Nos comentários, o responsável pelo projeto disse que foi necessário fazer muita conexão de fios e soldagem personalizada. "É bagunçado por dentro, mas bonito por fora", disse OceanDepth95028 em resposta a um comentário. Questionado sobre comercializar ou ensinar a fazer passo a passo a operação, o usuário argumentou que esse é apenas um passatempo caseiro.

Queridinho no mercado brasileiro, o Windows Phone foi descontinuado há alguns anos pela Microsoft e nenhum modelo da marca recebe mais suporte ou atualizações. Ficou curioso? Então confira aqui a história dessa família de celulares e relembre os modelos mais icônicos.
Fontes
Categorias