(Fonte da imagem: Reprodução/Mashable)
Muito antes de empresas como Apple e Samsung dominarem as manchetes do mundo da tecnologia, a humanidade já conversava sem o auxílio de cabos. No dia 3 de abril de 1973, exatamente 40 anos atrás, Marty Cooper, da Motorola, realizava aquela que ficou marcada como a primeira ligação através de um aparelho celular.
Na ocasião, Marty usou um Motorola DynaTAC para ligar para o Bell Labs somente para dizer a frase: “Estou ligando somente para saber se minha voz soa bem na sua saída”. O dispositivo usado se tratava de um protótipo do que eventualmente viria a se tornar o DynaTAC 8000x, primeiro produto de sua categoria disponível em nível comercial.
Aparelho jurássico
Em comparação com os smartphones encontrados atualmente no mercado, o gadget era um verdadeiro monstro. Pesando pouco mais de 1 quilo, o aparelho contava com um display LED que permitia a exibição de somente uma linha de texto e custava nada menos que US$ 3.995 para ser adquirido.
Apesar do preço assustador, o DynaTAC conseguiu conquistar um público fiel, especialmente entre os executivos de grandes empresas. Para vê-lo em ação, basta conferir alguns sucessos de Hollywood como “Wall Street” e “Psicopata Americano”, que retratam a alta sociedade norte-americana da década de 1980.
Fontes