VW exibe novo Golf GTI oficialmente no Brasil; vendas podem começar em 2025

2 min de leitura
Imagem de: VW exibe novo Golf GTI oficialmente no Brasil; vendas podem começar em 2025
Imagem: Yuri Ravitz

Lembra-se do Volkswagen Golf GTI 2024 que noticiamos mês passado após ter sido flagrado durante o desembarque no aeroporto de Viracopos, em SP? Agora é oficial: a montadora está expondo o modelo publicamente no Brasil pela primeira vez!

A Volkswagen é uma das patrocinadoras da próxima edição do Rock In Rio, que acontece entre os dias 13 e 22 de setembro, no Rio de Janeiro capital. A fim de celebrar a parceria com o evento, a marca trouxe todo seu portfólio brasileiro para o festival, permitindo que os frequentadores conheçam os veículos e as novidades bem de perto.

Entre o Amarok reestilizado e os elétricos ID.4 e ID. Buzz, exibidos pela primeira vez na edição de 2022, quem mais chama atenção é o novo Golf GTI exposto na cor Cinza Moonstone (a mesma oferecida no Nivus, por exemplo) com rodas aro 19 em preto brilhante e pinças de freio vermelhas. Nossa equipe foi conferir o esportivo para lhe trazer os principais detalhes.

Conjunto ótico IQ.Light traz lanternas com assinatura visual distinta.Conjunto ótico IQ.Light traz lanternas com assinatura visual distinta.Fonte:  Yuri Ravitz 

Importado da Alemanha, o Golf GTI da 8ª geração começa em 45.655 euros que viram quase 285 mil reais pela cotação atual da moeda e em conversão direta, sem os demais custos. O modelo exposto acrescenta 530 euros da cor cinza, 1.735 euros das rodas aro 19 em preto, 1.215 euros dos faróis IQ.Light Matrix, entre vários outros opcionais.

Por dentro, o Golf GTI exposto conta com os clássicos assentos em tecido com padrão xadrez na parte central, iluminação ambiente customizável nas quatro portas, painel de instrumentos 100% digital, ar condicionado de três zonas, Head-Up Display e muito mais. No final das contas, um Golf GTI igual a esse não sairia por menos de 300 mil reais em solo brasileiro.

Debaixo do capô se encontra um 2.0 turbo a gasolina, de quatro cilindros, capaz de gerar até 265cv e 37,7kgfm, o suficiente para levá-lo de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. A única opção de transmissão é a automatizada DSG de dupla embreagem com sete marchas, pois a Volkswagen retirou o câmbio manual do catálogo do GTI.

Por dentro, acabamento de ótima qualidade e bastante sobriedade para uma versão esportiva.Por dentro, acabamento de ótima qualidade e bastante sobriedade para uma versão esportiva.Fonte:  Yuri Ravitz 

Quem for ao Rock In Rio terá a chance de conferir o hatch esportivo de perto, porém, a marca não deu quaisquer informações a respeito dele. Ciro Possobom, CEO da divisão brasileira da VW, esteve presente na coletiva de imprensa durante o evento teste e manifestou seu desejo de comercializá-lo por aqui, mas ainda não há um posicionamento oficial sobre a questão.

Caso venha mesmo, o novo Golf GTI poderia encostar nos 360 mil reais e não teria concorrentes diretos, pois o Honda Civic Type R e o Toyota GR Corolla estão um degrau acima e são vendidos unicamente com transmissão manual. O verdadeiro rival deles seria o Golf R, contudo, as chances do hatch com tração integral e mais de 300cv vir são mínimas.

*Evento a convite da montadora

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.