(Fonte da imagem: AP Photo/Jeff Chiu)
A história da Apple é repleta de eventos polêmicos e conflitantes. Quem quiser conhecer todos os segredos da empresa da Maçã precisa passear pelo Silicon Valley Archives, na Universidade de Stanford. Nesse local estão armazenados documentos, vídeos, livros e softwares que ajudaram a construir uma das organizações mais bem sucedidas do mundo.
De acordo com o site PCMag, entre as pilhas de papel organizadas em uma infinidade de prateleiras, está até mesmo o projeto do primeiro computador Mac, doado para a instituição em 1997, logo após Steve Jobs reassumir o cargo de CEO da Apple. Recentemente, a Associated Press, renomada agência de notícias, visitou o arquivo – um local climatizado e seguro. A AP não pôde divulgar detalhes da localização exata do armazém.
No acervo, foi encontrado um vídeo que conta como o nome da empresa surgiu. "Lembro-me dirigindo pela Highway 85. Estávamos na estrada, quando Steve mencionou ‘Eu tenho um nome: Apple Computer’. Continuamos a pensar em alternativas para esse nome, mas não conseguimos nada melhor", dizia o co-fundador Steve Wozniak em um vídeo gravado para os trabalhadores em meados dos anos 80.
"Através desta coleção, você pode traçar a evolução do computador pessoal. Esses tipos de documentos são o mais próximo que você pode chegar da história não mediada daquilo que realmente aconteceu", explicitou Leslie Berlin, historiador da Stanford.
Outros itens notáveis na coleção incluem fotos antigas dos seus fundadores, manuais, anúncios impressos antigos, camisetas de divulgação da empresa e rascunhos de discursos pronunciados por Steve Jobs. Infelizmente, não há nenhuma previsão de o Silicon Valley Archives ter sua visitação liberada para o público. No vídeo acima, você confere uma campanha da Apple criada para um de seus eventos internos em 1984.
Categorias