O que são frames falsos? Entenda polêmica envolvendo RTX 50, games e IA

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Com o anúncio das GeForce RTX 50, muitos usuários foram surpreendidos com o salto de desempenho de certos modelos, como a RTX 5090 e principalmente a RTX 5070, que teria a mesma performance de uma RTX 4090 ao usar IA. No entanto, isso gerou discussões sobre o uso da tecnologia responsáveis por criar “frames falsos” para catapultar a performance.

Esses frames falsos seriam os quadros gerados artificialmente pelo DLSS 4 o novo Multi Frame Generation, mas o que isso quer dizer e até que ponto a Nvidia está falando a verdade sobre a performance das RTX 5090, RTX 5080 e RTX 5070?

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Frames e exibição de imagens

Na composição de qualquer das imagens exibidas na tela de computador, é comum usar a denominação quadro ou frame para se referir à percepção de movimento criada. Quando falamos em vídeo, significa que diversas imagens estáticas diferentes são exibidas rapidamente para formar o movimento de um filme ou jogo, por exemplo.

Então, os frames/quadros nada mais são do que as imagens exibidas rapidamente na tela para formar um vídeo. Quanto mais rápida é a exibição dos frames na tela, maior é a suavidade no movimento, caracterizando o que chamamos de taxa de quadros ou framerate, no inglês.

Frames per second matter
byu/Lutarisco ineducationalgifs

No cinema são usados 24 quadros por segundos, ou seja, cada imagem é mostrada na tela 24 vezes no intervalo de cada segundo para podermos assistir aos filmes, gerando um movimento muito similar ao que temos na realidade.

Em games, o ideal é que os jogos rodem a pelo menos 30 quadros por segundos para que o jogador não sinta a jogabilidade travada, e quanto maior essa taxa, mais suave é a jogatina.

Mas então, o que seriam esses frames falsos usados nas RTX 50?

O Frame Generation

Com a chegada do DLSS 3 (Deep Learning Super Sampling), a Nvidia revelou a tecnologia de Frame Generation. Basicamente, esse recurso é responsável por criar um quadro artificial com ajuda de IA durante o desenho dos frames feitos pela placa de vídeo.

Caso você não saiba, a placa de vídeo é responsável por desenhar e enviar ao monitor todas as imagens que vemos na tela. Quando esse recurso está ligado, o Frame Generation usa vetores de movimento e aceleradores de fluxo óptico para entender qual quadro foi criado pela GPU e antes que o próximo quadro real seja desenhado, a tecnologia cria um frame artificial e o insere no meio dessa fila.

Dessa forma, a Nvidia conseguiu criar uma maneira de duplicar ou até mesmo triplicar a taxa de FPS nos jogos, já que além dos frames reais feitos pela placa de vídeo, há um quadro intermediário totalmente gerado por inteligência artificial.

O “problema” é que essa tecnologia criou um debate sobre os supostos frames falsos, que seriam esses quadros artificiais. A justificativa de certos usuários é que o Frame Generation entregaria algo falsificado para os jogadores, já que é uma IA criando parte dos frames, e não o poder de processamento da placa de vídeo.

Multi Frame Generation e mais polêmica

Nos últimos dias, a Nvidia revelou o DLSS 4 e o Multi Frame Generation, que atua similarmente ao Frame Generation original. Uma das principais diferenças é que se antes o FG criava apenas um quadro intermediário, agora a nova versão pode criar até três desses quadros artificiais intermediários.

É com essa tecnologia que a fabricante clama que a RTX 5070 consegue ter o mesmo desempenho de uma RTX 4090, ou seja, com a geração de múltiplos quadros por IA. Inclusive, o próprio CEO da Nvidia, Jensen Huang, admitiu que isso “seria impossível sem a inteligência artificial”.

Novamente, parte da comunidade gamer ressaltou o aspecto falso desses frames e não gostou tanto do anúncio. Um dos principais motivos para isso seria a omissão da Nvidia durante a revelação da RTX 5070 por não dizer que essa placa só conseguiria chegar perto da RTX 4090 com o uso de IA e os tais “frames falsos”.

IA ajuda, mas calma

De fato, os slides da companhia não deixam essa informação 100% explícita, mas basta uma interpretação do gráfico para entender que a RTX 5070 só atinge o desempenho estipulado com uso do DLSS. Inclusive, as próprias notas do rodapé revelam que os testes na RTX 5070 foram feitos utilizando o Multi Frame Generation com quatro níveis de upscaling.

Em entrevista ao site The Verge, o gerente técnico de produtos da Nvidia, Lars Weinand, afirmou ser possível alcançar níveis de performance da RTX 4090 ao utilizar redes neurais [DLSS 4] em uma RTX 5070. “Isso não significa que a RTX 5070 pode ultrapassar a 4090 em todos os aspectos e configurações”, salienta Weinand.

O representante da companhia reitera a informação de que a nova placa alcança a topo de linha da geração passada em Cyberpunk 2077 e Alan Wake 2 por meio do DLSS 4, enquanto a 4090 precisava do DLSS 3.5 para atingir o mesmo patamar.

A Nvidia não mentiu, mas o ideal é esperar os testes da imprensa especializada (Imagem: Nvidia)
A Nvidia não mentiu, mas o ideal é esperar os testes da imprensa especializada (Imagem: Nvidia)

“É nisso que a afirmação se baseia, você vê níveis de desempenho que antes só eram possíveis com uma RTX 4090, mas é claro, isso não significa que em cada configuração e configuração gráfica que você escolher, você terá um desempenho semelhante”, finaliza o gerente técnico de produtos da Nvidia.

Quanto à questão dos frames falsos, isso é uma perspectiva subjetiva de cada usuário, mas do ponto de vista da Nvidia parece fazer sentido. A fabricante já afirmou que agora é uma empresa de inteligência artificial, e fará de tudo para que tecnologias de IA sejam incorporadas e destacadas em seus produtos.

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