Google começa a corrigir erro global no Chromecast

1 min de leitura
Imagem de: Google começa a corrigir erro global no Chromecast

Após milhares de usuários do Chromecast de 2ª geração terem sido afetados por uma falha global, o Google começou a liberar correções para esses dispositivos. Em nota, a companhia solicitou algumas regras básicas para a atualização funcionar e confirmou que mais usuários receberão a correção nos próximos dias.

A informação foi confirmada pela empresa ao site The Register, e solicita que os usuários mantenham seus dispositivos conectados a uma rede sem fio. “Começamos a implementar uma correção para o problema com os dispositivos Chromecast (2ª geração) e Chromecast Audio, que será concluída nos próximos dias. Os usuários devem garantir que seus dispositivos estejam conectados ao Wi-Fi para receber a atualização”, revelou um porta-voz do Google.

Inclusive, a gigante da tecnologia apontou que os usuários que performaram a formatação de fábrica do Chromecast, no objetivo de resolver o erro, terão mais dor de cabeça. Uma das recomendações da empresa era de que os usuários não realizassem esse processo, e agora aponta que ainda trabalha em como resolver o erro nos aparelhos que passaram por essa etapa.

Google Chromecast 2 [Análise] - TecMundo 0-6 screenshot.jpg
Além do modelo de 2ª geração, o Chromecast Audio também foi amplamente afetado pelo erro (Imagem: TecMundo)

Certificado expirado causou erros

A companhia também confirmou algumas suspeitas a respeito do que teria causado esse erro. As raízes do problema estão em um certificado de autorização do Chromecast, que perdeu a validade na última semana, e começou a operar de forma errada, impedindo a utilização por parte dos usuários.

A expectativa é que o Google tenha conseguido aumentar o prazo de validade desse novo certificado por pelo menos mais 20 anos. Mesmo assim, as atualizações para esses aparelhos parece ser gradual e deve contemplar todos os afetados nos próximos dias.

Quem possui um Chromecast de geração diferente e foi acometido pelo erro, deve entrar em contato com o suporte oficial do Google, ou também aguardar por possíveis atualizações de firmware.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.