'Não foi possível conectar a esta rede': como solucionar o problema?

3 min de leitura
Imagem de: 'Não foi possível conectar a esta rede': como solucionar o problema?
Imagem: GettyImages

Um dos maiores pesadelos de quem trabalha com internet é se deparar com o alerta: "Não foi possível conectar a esta rede" no Windows. Ele diz respeito a um problema de conexão, onde não é possível conectar o PC ou Notebook à uma rede, ou até mesmo à internet.

E embora seja um problema bem genérico, existem uma série de soluções que podem ser tomadas para corrigir o erro. Elas variam desde mexer na conexão dos cabos do seu dispositivo, até solicitar uma autorização para se conectar à rede desejada.

E para te ajudar, hoje o TecMundo te mostra as formas para corrigir o problema "Não foi possível conectar a esta rede". Confira!

Verifique a conexão com cabos e autenticação da rede

Um dos motivos do alerta "Não foi possível conectar a esta rede" é, na maioria das vezes, em relação à conexão do cabo de rede do seu PC ou Notebook. A começar pelo encaixe que, quando efetuado de maneira correta, faz um pequeno barulho semelhante ao de um estalo.

Verifique sempre se os cabos de rede estão conectados da maneira correta.Verifique sempre se os cabos de rede estão conectados da maneira correta.Fonte:  GettyImages 

Além disso, é comum ver cabos com essa trava de segurança quebrada e conectados à rede. Embora ela não impeça o funcionamento, ainda sim não garante uma conexão firme, onde qualquer movimento pode fazer a desconexão.

Neste caso, o recomendado é trocar o cabo para um que tenha trava, em que conectividade será estável.

Embora o cabo funcione mesmo sem ela, opte sempre por usar aqueles que possuem a trava de conexão.Embora o cabo funcione mesmo sem ela, opte sempre por usar aqueles que possuem a trava de conexão.Fonte:  Amazon 

Verifique problemas de autenticação de rede

Alguns roteadores ou operadoras de internet exigem que seja feita uma autenticação para entrar na rede. A forma com que ela é feita pode variar, desde a necessidade de colocar um usuário e senha para se conectar até ter que recorrer a outros apps ou navegador para fazer o processo.

Em alguns casos pode ser preciso ter um usuário e senha para se conectar à rede.Em alguns casos pode ser preciso ter um usuário e senha para se conectar à rede.Fonte:  GettyImages 

Nesses casos, é preciso entrar em contato com o administrador da rede ou a operadora. Isso para que eles possam, por sua vez, conceder uma autorização para essa conexão. Afinal, sem ela não é possível entrar na rede de qualquer outra forma.

Verifique as configurações do notebook ou PC

Além dos casos citados anteriormente, ainda sim há outros problemas comuns que podem ser o motivo da mensagem "Não foi possível conectar a esta rede".

Um deles é ativar o Modo Avião do dispositivoCom ele, assim como acontece nos smartphones, há o bloqueio imediato de conexões Wi-Fi, Bluetooth, NFC e GPS.

Observe se você acidentalmente não o ativou, e se isso aconteceu, basta clicar na opção novamente para desativá-la.

O Modo Avião também pode ser o motivo de um problema na conexãoO Modo Avião também pode ser o motivo de um problema na conexãoFonte:  GettyImages 

O problema também pode ocorrer por uma falha na placa de rede do seu PC ou Notebook. Se possível, tente efetuar a conexão com outras redes como uma forma de teste.

Caso o problema persista, é preciso levar o dispositivo até uma assistência técnica para que lá possam ser feitos testes mais precisos.

Reiniciar o seu roteador pode ser uma das soluções para resolver o problema da rede.Reiniciar o seu roteador pode ser uma das soluções para resolver o problema da rede.Fonte:  GettyImages 

Vale lembrar também que o problema da falta de conexão pode ser da própria rede. Ou seja, caso ela tenha "caído", nenhum procedimento citado anteriormente surgirá efeito. É preciso esperar até que ela volte ao normal.

Por fim, vale fazer um procedimento simples e que, em alguns casos, é a grande solução: reiniciar o seu roteador. Isso porque ao fazer o processo, ele reseta informações temporárias e o cache da conexão, o que muitas vezes é o suficiente para normalizar o tráfego da rede.

Depois nos conte em nossas redes sociais se o seu problema foi, de fato, resolvido. Aproveite para ficar de olho nos tutoriais semanais do TecMundo. Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.