China revela drone de longo alcance que atinge velocidade de mais de 8.500 km/h

1 min de leitura
Imagem de: China revela drone de longo alcance que atinge velocidade de mais de 8.500 km/h

A China está testando um novo drone que atinge a velocidade hipersônica (Mach 7) e pode voar longas distâncias, oferecendo uma série de capacidades estratégicas substanciais, como destaca o South China Morning Post (SCMP) nesta terça-feira (17). A aeronave faz parte da série MD e voa próximo ao espaço.

Desenvolvido pelo Instituto de Mecânica (IMECH) da Academia Chinesa de Ciências (CAS), o drone voa a até 8.595 km/h de velocidade máxima, podendo alcançar uma distância de 8.000 km, de acordo com a publicação. Além disso, o equipamento é capaz de transportar cargas úteis de até 600 kg.

Como mostra o vídeo acima divulgado pela instituição, a aeronave não tripulada é lançada a partir de um balão de alta altitude, seguindo um conceito desenvolvido pelo fundador do programa espacial chinês, Qian Xuesen. A proposta sugere operar entre a área usada pelos aviões comerciais e os satélites, daí a necessidade de lançamento no ar.

Nos testes de voo hipersônico do drone da série MD, os pesquisadores registraram um desempenho eficiente tanto em velocidades altas quanto baixas. Após voar à velocidade Mach 7, a aeronave pousou com segurança, ficando pronta para ser reutilizada em uma nova atividade.

Projeto exigiu várias revisões

Antes de realizar com sucesso todas as etapas de voo do drone hipersônico, os cientistas chineses precisaram realizar pelo menos 30 refinamentos de design para otimizar a aeronave. Em 2020, o primeiro teste falhou quando o paraquedas foi acionado antes da hora.

Já a segunda tentativa, um ano depois, acabou cancelada devido às más condições climáticas, enquanto o terceiro voo de teste, em novembro de 2021 com o protótipo MD-21, terminou com sucesso. Um dos maiores desafios é a trajetória de voo, que inclui o mergulho inicial, a subida e o retorno, como explicaram os especialistas.

No total, a equipe do CAS comandou nove testes de voo bem-sucedidos, envolvendo cinco modelos experimentais de drones. As aeronaves reutilizáveis também conseguiram realizar pousos horizontais autônomos sem propulsão, expandindo seus limites operacionais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.