Revolução na Física: gravidade pode existir sem massa, sugere estudo

Imagem de: Revolução na Física: gravidade pode existir sem massa, sugere estudo

Desde as leis desenvolvidas por Isaac Newton até a teoria da relatividade geral de Albert Einstein, a gravidade é considerada uma das forças fundamentais da natureza, conectada à matéria como a conhecemos. Agora, um novo estudo sugere que a gravidade não está necessariamente relacionada à massa do universo, uma hipótese que pode alterar a visão da ciência sobre o cosmos.

Segundo o artigo publicado na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, a gravidade pode existir sem a necessidade de massa, o que poderia eliminar a necessidade de existência da matéria escura. Atualmente, os cientistas acreditam que a matéria escura e a energia escura compõem 95% do universo — os outros 5% são formados pela matéria visível.

O autor do estudo e astrofísico Richard Lieu, da Universidade do Alabama em Huntsville (EUA), teoriza que o universo pode ter formado finas camadas que dão origem à gravidade sem nenhum tipo de massa. A atual teoria dos cientistas sugere que a matéria escura é responsável por unir tudo no cosmos, mas a hipótese de Lieu aponta que essas camadas de 'defeitos topológicos' também são responsáveis por essa reação.

"O objetivo deste artigo é revisitar as etapas lógicas que conectam a existência da DM (matéria escura) à teoria padrão da gravidade. Acontece que, no limite do campo fraco onde a teoria newtoniana é suficiente, existem dois tipos de termo para a equação gravitacional de Poisson, que pode levar a uma força central atrativa como solução", o artigo descreve.

Um universo sem massa e sem matéria escura

Na teoria da relatividade geral, Einstein explica que a massa de um objeto está conectada à curvatura do espaço-tempo; é essa curvatura que é chamada de gravidade. Segundo o autor do artigo, suas equações indicam que poderia existir uma força gravitacional finita mesmo sem nenhum tipo de massa.

Para Lieu, a gravidade também pode se originar em regiões do universo que não apresentam nenhuma massa.Para Lieu, a gravidade também pode se originar em regiões do universo que não apresentam nenhuma massa.Fonte:  Getty Images

Conforme o astrofísico explica, o desejo de estudar o tema surgiu como resultado de sua frustração com a explicação da matéria escura. Apesar de ter sido teorizada, essa matéria misteriosa ainda não foi observada ou confirmada por métodos científicos. De qualquer forma, Liu afirma que o estudo é apenas uma sugestão e que suas teorias não tiram o crédito da proposta sobre a matéria escura.

“Minha inspiração veio da busca por outra solução para as equações do campo gravitacional da relatividade geral — cuja versão simplificada, aplicável às condições de galáxias e aglomerados de galáxias, é conhecida como equação de Poisson — que fornece uma força gravitacional finita na ausência de qualquer massa detectável. Esta iniciativa é, por sua vez, motivada pela minha frustração com o status quo, nomeadamente a noção da existência da matéria escura, apesar da falta de qualquer evidência direta durante um século inteiro”, disse Lieu.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais notícias sobre Ciência e Astronomia aqui TecMundo. Se desejar, aproveite para entender o que é a gravidade e como ela influencia a vida na Terra.