Qual é a coisa mais rápida da Terra? A ciência responde!

Imagem de: Qual é a coisa mais rápida da Terra? A ciência responde!

A velocidade é um prazer para algumas pessoas, e isso é exatamente o que acontece com muitos pilotos de Fórmula 1 ao dirigirem em velocidades exorbitantes e desafiarem a adrenalina em diversos perigos mortais. Apesar de atingirem até 372 quilômetros por hora, os carros de F1 não são os objetos mais rápidos da Terra; na realidade, existem alguns carros de luxo que podem correr ainda mais rápido.

A atual moto mais rápida do mundo, a Kawasaki Ninja H2R, é capaz de alcançar até 400 quilômetros por hora, mas ainda não chega perto da coisa mais rápida da Terra. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos Estados Unidos (NASA) desenvolveu uma aeronave não tripulada que pode atingir os impressionantes 11.854 km/h, mas ela também não está em primeiro lugar.

Para viajar ao espaço, os astronautas devem utilizar uma nave espacial capaz de atingir pelo menos 28 mil quilômetros por hora; as cápsulas de reentrada costumam atingir a mesma velocidade, mas durante o retorno da missão Apollo 10 foi registrado até 39 mil km/h.

As sondas espaciais não estão no nosso planeta, mas foram criadas pela civilização terrestre e podem viajar a milhares de quilômetros por hora. Por exemplo, a sonda espacial Parker Solar Probe chegou a 635 mil quilômetros por hora em uma viagem ao redor do Sol. Contudo, nenhum desses exemplos é capaz de chegar próximo da coisa mais rápida encontrada na Terra.

"Por volta das 22h54 da noite [no dia 29 de outubro de 2018], a Parker Solar Probe ultrapassou 246.960 quilômetros por hora — conforme calculado pela equipe da missão — tornando-se o objeto mais rápido já feito pelo homem em relação ao Sol. Isso quebra o recorde estabelecido pela missão germano-americana Helios 2 em abril de 1976. A Parker Solar Probe quebrará repetidamente seus próprios recordes, atingindo uma velocidade máxima de cerca de 692 mil quilômetros por hora em 2024", a NASA comentou em um comunicado oficial.

É importante destacar que, quando nos referimos à 'coisa', pode ser realmente qualquer coisa. Por exemplo, os neutrinos e fótons são os principais candidatos dessa lista, mas eles não podem ser observados a olho nu.

A coisa mais rápida da Terra

Segundo o livro dos recordes Guinness, nenhum veículo foi capaz de atingir a maior velocidade possível no universo, ou seja, a velocidade da luz — teoricamente, é impossível chegar a esse limite. Mas afinal, será que a luz em si não é a coisa mais rápida da Terra?

Na verdade, não. A rapidez é realmente impressionante, mas os cientistas apontam que a luz não é exatamente uma 'coisa', pois ela não tem massa. Outros discordam e explicam que a luz é uma onda e uma partícula, e partículas podem ser consideradas 'coisas'.

Em mensagem enviada ao site Live Science, o físico da Universidade de Utah, John Matthews, afirma que a questão é mais simples se pensarmos na coisa mais rápida no espaço: neste caso, a resposta são os fótons. Mas isso não pode acontecer na Terra, pois os fótons desaceleram ao atingir a atmosfera da Terra — a menos que os cientistas criem uma câmara de vácuo para reproduzir o ambiente espacial.

Em 1991, as partículas Oh-My-God foram detectadas em um raio cósmico de alta energia na Terra e também costumam ser considerada uma das coisas mais rápidas da Terra.Em 1991, as partículas Oh-My-God foram detectadas em um raio cósmico de alta energia na Terra e também costumam ser considerada uma das coisas mais rápidas da Terra.Fonte:  Getty Images

Conforme o físico de partículas Justin Vandenbroucke, da Universidade de Wisconsin-Madison, o neutrino é a coisa mais rápida da Terra. Em um experimento realizado no Polo Sul, um grupo de cientistas detectou neutrinos de alta energia dentro do gelo, onde as partículas subatômicas conseguiram alcançar energia o suficiente para viajar mais rápido que a velocidade da luz. Em 2016, o mesmo experimento produziu o neutrino de maior energia já detectado.

Ao Live Science, o físico Bill Louis do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos, disse que as partículas subatômicas do experimento são as mais rápidas já observadas pela ciência. A pergunta que fica é: se é impossível atingir a velocidade da luz, como os cientistas conseguiram tal feito?

Os cientistas explicam que realmente é impossível que objetos com massa alcancem a velocidade da luz, mas isso não seria possível para algo como o neutrino. Essas partículas subatômicas quase não tem nenhuma massa e podem atingir altas quantidades de energia, por isso, elas conseguem chegar próximo da velocidade da luz.

Vandenbroucke explica que quando algo viaja a 99,99% da velocidade da luz, sua classificação é de quatro 9s, mas o neutrino detectado em 2016 está na categoria de 33 9s. O pesquisador também disse que essas partículas subatômicas super rápidas são formadas em 'aceleradores de partículas naturais' do universo.

Gostou do conteúdo? Então, fique por dentro de mais curiosidades da ciência aqui no TecMundo. Se desejar, aproveite para descobrir como seria ver o mundo se nos movêssemos na velocidade da luz.