Dizendo sim: conheça alguns dos principais casamentos dos games

6 min de leitura
Imagem de: Dizendo sim: conheça alguns dos principais casamentos dos games

O que seria da humanidade sem a esperança de um final feliz? É a expectativa de que tudo vai dar certo que leva as pessoas adiante e as faz lutar por dias e dias em busca de um ideal ou, em nosso caso, é aquilo que nos motiva a passar horas e horas na frente de um video game, com um controle nas mãos. E assim como nas novelas, que final feliz seria perfeito sem um casamento que se preze?

No entretenimento, a união matrimonial serve como uma metáfora sobre as mudanças que estão por vir. O início de uma nova vida entre os dois recém-casados também significa um começo de algo novo para todos os envolvidos na trama, já que o antigo mal ou os problemas anteriores foram resolvidos. Nada melhor do que uma grande festa de casamento para celebrar a nova fase.

Filosofias à parte, maio é o mês das noivas. Por isso, o TecMundo Games apresenta aqui alguns dos principais casamentos que rolaram nos jogos. Confira também este artigo, com os melhores casais formados por personagens de games.

A primeira vez é épica, a segunda nem tanto

A trama de Final Fantasy IV é o exemplo exato das divagações existenciais que tomaram conta dos dois primeiros parágrafos deste artigo. A trama que envolve guerras entre diversos reinos, traições, descoberta de membros da família desaparecidos e amores perdidos é resolvida plenamente em seu final.

O casal Rosa e Cecil, que durante a aventura se viu separado diversas vezes, com ele tendo de salvá-la das garras do mal, finalmente junta os trapinhos em uma grande festa na qual os dois também são coroados reis. Os eventos trazem um final digno para a jornada do paladino e resultaram em uma série de clipes românticos (ou bregas, dependendo da visão de cada um) no YouTube. Nada que qualquer casamento já não tenha normalmente.

Já em Final Fantasy IX, os votos matrimoniais são trocados não por amor, mas por necessidade. Para chegarem ao Santuário, local de uma árvore sagrada, é necessário que dois personagens se casem. A escolha óbvia sempre é Zidane e Garnet, o casal de personagens principais. Sabendo escolher, porém, é possível fazer com que os magos Vivi e Quina juntem as escovas de dente, uma reviravolta interessante e inesperada.

No lugar errado, na hora errada

O pirata Guybrush Threepwood é um rapaz um tanto... Azarado. Inteligência, carisma ou agilidade não são atributos que o definem, mas, ainda assim, ele tem como grande sonho se tornar o rei dos Sete Mares. O desejo se torna ainda mais forte em The Secret of Monkey Island, quando ele se apaixona por Elaine Marley, a governadora da ilha Mêlée e decide impressioná-la com bravos feitos.

Ele, porém, divide as atenções da moça com o malvado bucaneiro LeChuck, personagem que, literalmente, faz todas as vontades da amada. Ele inclusive tirou a própria vida quando Elaine disse que queria que ele morresse. Desesperado para impedir o casamento forçado entre os dois, Guybrush invade a cerimônia e acaba impedindo o plano da moça, que acabaria com a raça do vilão de uma vez por todas. Boa, campeão!

Os coelhos reais

O vídeo acima não trata exatamente de um casamento ocorrido dentro dos games. Isso não significa que o matrimônio não tenha atraído atenção. No vídeo, a Ubisoft utiliza os coelhos de Raving Rabbids: Travel in Time para homenagear os recém-casados William e Kate, o mais novo casal da família real britânica.

Sem preconceitos

Até aqui, falamos apenas de casamentos tradicionais, entre homens e mulheres. Em The Sims, porém, a vida real é trazida de forma direta aos games, e o título mostra que nem sempre o amor surge entre dois gêneros diferentes. Um game que tem como proposta mostrar o ciclo da vida de personagens digitais não seria completo sem um matrimônio, que inclui também festas, as famosas brigas entre casais e tios bêbados vomitando na piscina.

A diversidade evidenciada pelo jogo da Maxis, porém, jamais seria páreo para o mundo real. Vivemos em um mundo no qual jogadores inveterados podem, literalmente, se casar com personagens virtuais, e viver felizes para sempre ao lado de uma esposa completamente submissa e muito fácil de ser controlada. Pelo menos, foi isso que aconteceu no Japão.

Essa é a história de SAL 9000, jogador viciado em games que simulam relacionamentos. Após relacionamentos com diversas namoradas constituídas de pixels e com curvas inspiradas em anime, o rapaz encontrou o amor verdadeiro na forma de Nene Anegasaki, personagem do game Love Plus, para Nintendo DS.

A cerimônia contou com tudo o que manda o figurino: padre, familiares bem vestidos e até um DJ, que embalou a festa dos convidados após a troca de alianças. Ainda, todo o evento foi transmitido ao vivo pelo site japonês Nico Nico Douga, especializado em cultura da internet.

Quando opostos se atraem

Ao se falar em casais inusitados, é preciso citar um dos poucos momentos realmente felizes de Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots. Meryl, personagem surgida no primeiro game da série para o PlayStation e uma das favoritas entre os fãs, encontra o homem da sua vida na figura do atrapalhado Johnny Sasaki.

A história dos dois, porém, começa muito antes dos eventos do quarto game da série e também data do título que deu nova vida à série no primeiro console da Sony. Está lembrado do soldado que é nocauteado por Meryl durante a fuga da moça? Sim, aquele era Johnny Sasaki em começo de carreira, aprendendo a duras penas que nunca se deve baixar a guarda, mesmo diante de uma bela mulher.

Após lutarem lado a lado contra um exército de inimigos e ficarem muito feridos no processo, ele e Meryl decidem se casar. A cerimônia acontece na longa cena de corte que encerra o título e conta com a presença de todos os personagens bonzinhos do título.

E o que dizer quando Peach, a eterna namorada de Mario, se casa com o vilão Bowser? Tal evento acontece em Super Paper Mario e não ocorreu por vontade do casal. Na verdade, o fato faz parte de um plano de Count Bleck, o verdadeiro malvado do game para Wii.

O objetivo de Bleck é abrir um portal interdimensional com força destruidora suficiente para engolir todo o universo. Para completar, ele ainda apagou a memória de Bowser e todos os seus capangas. Mais uma vez, cabe a Mario salvar o mundo, não sem pisar na cabeça de algumas tartarugas pelo caminho.

Casar é assumir responsabilidades

Enquanto a maioria dos usuários encaram jogos como maneiras complexas de se distrair, alguns desenvolvedores insistem em transportar os problemas da vida real para o mundo dos games. É o caso de Harvest Moon, da Natsume. Por trás da premissa simples, na qual basta plantar, colher e cuidar dos animais, há uma verdadeira lição sobre as responsabilidades da vida.

Casar não é apenas uma decisão. É preciso aumentar a casa o suficiente para comportar duas pessoas e, após a cerimônia, cumprir com as responsabilidades de marido. Isso significa ter hora para chegar em casa do trabalho, e o fim das noitadas fora de casa. Com o tempo e o bom andamento do matrimônio, um filho é o próximo passo, expandindo ainda mais as responsabilidades virtuais do jogador. Apesar de parecer complicado, os desafios impostos por Harvest Moon ainda são bem mais simples do que aqueles enfrentados diariamente.

Prepare-se para o grande dia

A série Imagine, da Ubisoft, é direcionada especialmente para meninas pequenas e tem como principal objetivo dar a elas um gostinho de como funcionam certas profissões e atividades do mundo adulto. O casamento, claro, não poderia ficar de fora. A instituição conta com dois jogos bastante semelhantes: Imagine Dream Wedding e Imagine Wedding Designer.

Em ambos, o jogador deve criar o casamento perfeito para as noivas digitais, de acordo com os gostos de cada uma delas. Escolhas bem feitas garantem novas possibilidades de penteados e roupas, bem como habilitam clientes cada vez mais exigentes. Já um segundo modo permite que o usuário crie seu próprio casamento dos sonhos e selecione tudo aquilo que desejar.

Os títulos, porém, podem ser considerados bastante obscuros. Apesar de terem sido lançados em todos os territórios, não é fácil encontrar informações sobre eles e, mesmo no YouTube, há pouquíssimos vídeos disponíveis. Ainda assim, se você quer casar em breve e procura uma maneira diferente de testar diferentes combinações para o dia mais especial de sua vida, os jogos para Nintendo DS podem ser ideais.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.