Entre o novo e o velho: como o 3DS revigora os clássicos

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Com a espantosa repercussão do novo portátil da Nintendo (que chegará oficialmente às lojas no dia 27 de março deste ano), ficou comprovado que a empresa de Shigeru Miyamoto não está de brincadeira. Bem, somente o elevado número de prévias no TecMundo Games de games para o console de bolso é o suficiente para mostrar isso, não é mesmo?

Img_normalPara quem ainda não sabe, o Nintendo 3DS é uma pequena plataforma que, como o DS, possui duas telas. A principal diferença entre os dois portáteis é que, como o nome sugere, o 3DS é capaz de reproduzir visuais estereoscópicos em três dimensões na tela superior. Nesse caso, o gamer não precisa utilizar óculos ou outro periférico para visualizar os objetos “pulando para fora da tela”.

E o 3DS receberá jogos muito atraentes. Enquanto alguns são gerados a partir de ideias inéditas (como Dual Pen Sports), outros herdam o legado de franquias e títulos bastante conhecidos na indústria (como Mario Kart). As desenvolvedoras não estão perdendo tempo para criar experiências de peso para os portadores da nova plataforma.

Abaixo, constam as informações mais importantes sobre cinco games first-party (desenvolvidos pela própria Nintendo) que estão gerando fortes expectativas em milhares de pessoas, pois revivem experiências simplesmente nostálgicas. A “Big N” resolveu liberar dados oficiais sobre esses jogos nos últimos dias, e os relatos não apenas fornecem pequenas introduções dos títulos em questão como também ilustram pontos-chave da jogabilidade de cada um.

Sem mais delongas, eis as novidades:

Kid Icarus: UprisingO glorioso retorno da franquiaÉ o que afirma a Nintendo. Mas Uprising realmente marca a volta de uma série que cativou muitos jogadores. O personagem central, Pit, volta à ativa em um game criado especificamente para o 3DS por Masahiro Sakurai, criador das franquias Super Smash Bros. e Kirby, além de líder no desenvolvimento da Project Sora.

Em suma, este Kid Icarus é um mix entre combates aéreos e batalhas terrestres. A jogabilidade está sendo criada com base em um esquema de comandos fluido e intuitivo, estimulando ação e dinamismo. Seguindo o que é encontrado no primeiro título da série, Uprising já está na mira dos fãs. Provavelmente o jogo agradará tanto iniciantes quanto experientes na franquia.

Lançado em 1987 para o Nintendo Entertainment System (console conhecido também como NES ou “Nintendinho”), o Kid Icarus original — ou Hikari Shinwa: Palthena no Kagami — faz o gamer incorporar Pit, um herói que tenta salvar o reino e Palutena, a deusa da Luz. A briga é contra a terrível Medusa, a deusa da Escuridão.

Combinando elementos de Zelda, Mario e Metroid (respectivamente: habilidades com objetos, pulos pelo cenário e disparos com armas de longa distância), o game levou várias pessoas ao delírio. Visuais coloridos com gráficos representados por sprites em 2D entram em sintonia com sons agradáveis e com controles simples e práticos.

Quanto às novidades...

Em Uprising, Palutena já está em parceria com Pit. A deusa dá o dom do voo (sim, asas) ao personagem, mas somente em distâncias curtas. Ainda assim, o combatente é capaz de cruzar os céus e dizimar hordas de inimigos. Mesmo no chão, você tem a oportunidade de exterminar muitos integrantes do exército da abominável Medusa.

A abundância de itens, armas e atualizações — upgrades — prolongam a profundidade da experiência. Vale lembrar que esses objetos podem oferecer certos bônus e fortalecimentos de algumas habilidades. Há a possibilidade de escolher as armas a serem utilizadas por Pit nas batalhas. Sendo assim, existe a chance de criar estratégias diferenciadas em cada fase.

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São três as principais opções de armas: Blade, Claws e Orbitar. Enquanto as Blades são bem balanceadas, as Claws possuem um alcance limitado (mas aumentam a velocidade de corrida) e as Orbitars são capazes de disparar dois tiros que ganham força de acordo com a distância percorrida pelos projéteis.

Nintendogs + CatsBriga ou amizade entre cães e gatos?Nenhum dos dois. É o jogador que interage com esses animais domésticos. A proposta original de Nintendogs é permitir que o gamer treine e brinque com seus bichos de estimação por meio de diversos desafios e atividades. Embora muitos encarem a franquia como “infantil” ou “feminina”, o título original fez sucesso entre os portadores do DS.

O nome do novo jogo indica que há uma novidade de peso: gatos. E as boas novas não param por aí, levando em consideração que o título para 3DS traz mais de 20 raças à escolha (dependendo da versão do game: French Bulldog, Toy Poodle ou Golden Retriever), bem como opções únicas de personalização (cores e personalidade).

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E é claro que os visuais estereoscópicos em três dimensões enaltecem as características cativantes dos bichinhos na tela superior do portátil. Além disso, o microfone, a tela inferior — sensível a toques — e a câmera embutida auxiliam bastante na jogabilidade. A tecnologia de reconhecimento facial não só leva os animais a reconhecerem seus donos como faz com que os bichos reajam aos movimentos da cabeça do gamer, pulando no cenário e até mesmo lambendo a tela.

Existe, ainda, a possibilidade de tirar fotos e compartilhá-las com amigos através de um álbum. Falando em interações com outros jogadores, é possível trocar personagens Mii, cães, gatos e presentes com outros por meio da conexão sem fio (StreetPass). Enquanto isso, o modo SpotPass permite o download de novos conteúdos — como personagens Mii e itens (exemplo: acessórios para os animais) — para que os usuários do 3DS possam diversificar a experiência.

Uma das peculiaridades de Nintendogs + Cats é que você pode ver os bichinhos brincando na sua mesa de jantar ou na própria palma da sua mão. Mais? Que tal isto: o sistema conta os passos do gamer com o animal de estimação enquanto o jogo está inserido no 3DS no modo “soneca”.

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Por fim, a Nintendo revelou que há uma funcionalidade chamada Journal, capaz de registrar as atividades diárias no game. Nessa tela, pode-se visualizar os amigos encontrados no StreetPass e os dados do conta-passos, por exemplo.

Pilotwings ResortPorque o chão não é o bastanteOutra série de sucesso da “Big N” que desponta no 3DS. Depois que os títulos para Super Nintendo (SNES) e Nintendo 64 chamaram atenção de uma quantidade admirável de pessoas, um novo Pilotwings foi anunciado. A intenção de Resort, segundo os dados revelados pelos desenvolvedores, é causar nostalgia e diversão ao mesmo tempo.

É interessante reforçar que os jogos para os consoles anteriores foram tão bem recebidos pelo público (e por muitos críticos também) que a Nintendo resolveu liberar uma versão de Pilotwings para Virtual Console, a área do Nintendo Wii que “ressuscita” clássicos de plataformas como o Nintendo 64 e o GameCube.

Img_normalNo game para o portátil, surge a oportunidade de importar personagens Mii do Nintendo 3DS Mii Maker e explorar a Wuhu Island — sim, a mesma de Wii Sports Resort e Wii Fit Plus — com um avião, com um parapente ou com um “cinto com foguetes”. É óbvio que a jogabilidade varia de acordo com o veículo escolhido.

Enquanto há 40 missões de voo que recompensam o jogador com estrelas no Mission Mode (algumas competitivas que se baseiam em tempo e pontos), o Free Flight Mode permite que o gamer vasculhe a ilha em busca de centenas de itens extras. Assim, fica possível o desbloqueio de Dioramas em 3D (representando várias aeronaves e diversos monumentos famosos).

Em comparação com Wii Sports Resort e Wii Fit Plus, a Wuhu Island apresenta novos locais de exploração. E, como de praxe, é oferecida a chance de compartilhar experiências com amigos e familiares por meio de fotos.

Star Fox 64 3DCombates espaciais com muita qualidadeO seguinte fato é bastante comum: jogos de Nintendo 64 que são refeitos para DS. E a companhia de Shigeru Miyamoto resolveu fazer mais um remake. O universo de Star Fox 64 foi um dos escolhidos para o 3DS.

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É impossível deixar de afirmar que o game foi um dos grandes sucessos do N64. Com uma jogabilidade acessível e uma abordagem extremamente amigável (animais no controle de naves espaciais), o jogo causou estrago. Bons visuais, bons sons, boa trilha sonora e bons controles atraíram uma vasta legião de fãs.

A versão para o portátil de última geração da Nintendo enaltece os objetos na tela e clareia a noção de profundidade e posição. Com isso, espera-se que tudo fique mais intuitivo e o foco da experiência seja direcionado unicamente para a ação. É uma atualização gráfica que poderá realmente cativar novatos e fãs em Star Fox.

A tela de cima se encarrega da reprodução das batalhas em 3D estereoscópico e a tela de baixo exibe os personagens variados e os diálogos entre eles. Há um modo multiplayer com suporte para até quatro jogadores, que podem travar embates incríveis por meio da conexão sem fio do 3DS. Vale destacar que o multiplayer conta com novas armas e power-ups.

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A Nintendo foi pouco detalhista sobre as funcionalidades inéditas, mas revelou que há um modo denominado Score Attack no qual o gamer tem a chance de revisitar qualquer planeta à escolha para melhorar a contagem de pontos na fase em questão.

The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3DSTrazendo um colosso dos games à tonaSimples assim: é o retorno de um dos jogos mais aclamados de todos os tempos. O RPG clássico do Nintendo 64 reaparece para “quebrar a banca” com visuais ainda mais bonitos. Os desenvolvedores resolveram criar uma nova atmosfera com a revitalização dos personagens, modificando características como texturas, modelagens e iluminação.

Conferindo visuais estereoscópicos em 3D, o jogador terá a oportunidade de incorporar Link novamente na jornada lendária pelo tempo. O objetivo principal é impedir que Ganondorf (conhecido também como Gerudo King of Thieves) coloque suas mãos na Triforce, uma relíquia que atribui poderes impressionantes ao portador.

Sendo assim, o mundo de Hyrule pode ser explorado através de uma interface melhorada em comparação com a versão original do quinto The Legend of Zelda. Espera-se que a “navegação intuitiva” prometida pela Nintendo possa ser compatível com os ambientes tridimensionais e com os diversos quebra-cabeças a serem resolvidos pelo gamer.

Com o Circle Pad do Nintendo 3DS, você tem a possibilidade de reviver nostalgicamente o controle analógico do jogo para N64. O sistema de inventário, entretanto, recebeu mudanças drásticas, considerando que agora existe a oportunidade de mexer os itens com o auxílio da tela sensível a toques do portátil. Dessa forma, alternar os itens em mãos fica ainda mais simples e rápido.

Outro aspecto curioso é a câmera do game. Com o Gyro Sensor, você é capaz de controlar a câmera para fazer com que o cenário seja visualizado em perspectiva de primeira pessoa. Esta é uma boa maneira para atirar com precisão nos inimigos.

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