“Ei, você! Quer virar herói de video game?” [enquete]

6 min de leitura
Imagem de: “Ei, você! Quer virar herói de video game?” [enquete]

Talvez você não tenha percebido na ocasião — ou simplesmente ignore: Mario não é propriamente um perito com treinamento bélico. Quer dizer, dificilmente o ícone maior da Nintendo seria a primeira escolha em circunstâncias reais envolvendo uma donzela em apuros.

Afinal, trata-se de um encanador (que já foi também marceneiro), o que, a princípio, não garante que o rechonchudo herói seja o mais indicado para lidar com ameaças do tipo “o que aconteceria se nós cruzássemos um lagarto com uma tartaruga?”. Isso possivelmente seria caso para um Aragorn, um Lancelot, “Athos, Porthos e Aramis”... Ou, quem sabe, um Chuck Norris.

Img_normal

Mas o bom e velho Mario não é o único herói improvável no horizonte dos video games, certo? Afinal, mesmo se tratando de uma indústria com inegável fetiche por monstrengos peritos em explosivos, líderes de tropas e máquinas de destruição com granadas saltando até mesmo dos buracos dos dentes... Sempre foi possível encontrar ouriços, gorilas e minhocas metidas dentro de trajes espaciais (Earthworm Jim, alguém?).

E, ao que parece, essa tendência tem ganhado novamente algum fôlego. Assim como a Crystal Dynamics (Tomb Raider), muitas desenvolvedoras parecem ter percebido: “Ok, talvez nossos jogadores não se identifiquem tanto assim com heróis musculosos e imbatíveis”.

Sim, é verdade que personagens como Marcus Fenix, Kratos e Master Chief se mantém firmes e fortes por aí, garantindo que os “genes de Rambo” continuem gerando novos jogos. Entretanto, simultaneamente, Eddie Riggs lança solos de guitarra mortais em Brütal Legend e Travis Touchdown prova que um nerd também pode ser um matador profissional. Isso para não falar em Isaac Clarke, um engenheiro “no lugar errado e na hora errada”. É até possível listar alguns...

Preencha o formulário e se torne um herói dos gamesEncanadores, engenheiros, técnicos e amadores que já salvaram o mundo

  • Jumpman

Seria uma verdadeira heresia iniciar qualquer lista de herói improváveis sem começar pelo icônico Jumpman. “Quem?!”. Ok, ao que parece, a Nintendo percebeu que Jumpman não era o melhor nome possível para o sujeito — e ele acabou mesmo se tornando o emblemático Mario.

O ícone maior da Big N apareceu pela primeira vez em um game para arcades. À época um carpinteiro (a profissão de encanador viria mais tarde), Mario partia desesperadamente para salvar sua namorada do terrível (sim, terrível) Donkey Kong.

Mas o herói da história realmente não é o que há de mais improvável aqui. De acordo com a descrição do jogo, Jumpman parte para salvar sua namorada do próprio macaco de estimação (pois é) que, aparentemente, tornou-se incontrolável. Enfim, um trabalho mais indicado para um herói com uma bazuca — ou para o controle de animais da prefeitura.

  • A nova Lara Croft

“Como assim, o que faz a bela, intrépida e virtualmente perfeita Lara Croft nesta lista?!”. Ok, é verdade que a heroína de Tomb Raider sempre compôs o estereótipo do heroísmo em um jogo (para não falar no imaginário masculino). Entretanto, como qualquer fã atualizado deve saber, as coisas devem mudar drasticamente no próximo jogo.

Para o (novo) reboot de Tomb Raider, a Crystal Dynamics resolveu deixar um pouco em stand-by a clássica heroína com conhecimento enciclopédico e corpo de modelo para abordar o “início” de tudo.

Basicamente, Lara agora não partiu atrás de uma aventura ou relíquia qualquer. Em vez disso, ela caiu de paraquedas em uma ilha superlotada de todo tipo de ameaças — de animais selvagens a sujeitos armados até os dentes. Dessa forma, a protagonista precisará ainda se transformar (a duras penas) na beldade que ocupa aquele pôster no seu quarto. E isso pode ser bem divertido, é claro.

  • Jim

O herói de Lost Planet 3 não é exatamente um protagonista típico de um jogo de ação. Também não seria a primeira escolha para uma missão a uma terra inóspita completamente lotada de alienígenas hostis. É claro, Jim possui um mecha. Mas se trata de um robô projetado para construções e reparos — não para uma guerra. Quem diria que o sujeito estará agora no foco de Lost Planet, hein?

Trata-se aqui de mais um caso “lugar errado, hora errada”. Como parte da proposta para atualizar a série, Lost Planet 3 traz um técnico enviado ao planeta E.D.N. 3 unicamente para efetuar alguns reparos. Entretanto, algo (é claro) não sai conforme o esperado, e o sujeito acaba perdido em meio a uma imensidão gelada. Como em todo herói improvável, há apenas uma saída: improvisar.

  • Isaac Clarke

O protagonista de Dead Space não é nenhum tipo de messias alienígena ou caçador de zumbis por profissão. Quer dizer para as armas de Isaac Clarke: a maior parte é composta por equipamentos de mineração improvisados.

Clarke é apenas um engenheiro enviado para averiguar o que poderia ter ocorrido à USG Ishimura — embora possua também um interessa bastante particular na viagem: a bordo da espaçonave, encontra-se a sua namorada, a médica especialista Nicole Brennan, da qual lhe resta apenas uma estranha transmissão pedindo ajuda.

Enfim, “não tem tu, vai tu mesmo”, como diz o refrão popular. O que espera o herói é uma trama apoteótica, mesclando mortos-vivos e cultos religiosos bastante... Singulares.

  • Travis Touchdown

Travis Touchdown (No More Heroes) parece ser a resposta à pergunta: “o que aconteceria se um nerd típico fosse instantaneamente transportado para dentro de um jogo de video game?”. Enrolado em uma trama com a assinatura do pervertido/insano Suda51, Travis — um colecionado de cards e filmes pornográficos atípicos — adquire uma katana laser em um leilão e parte para se tornar o maior assassino do mundo. Isso unicamente para conseguir um emprego e perseguir um belo decote.

  • Tim

Braid é genial em muitos aspectos. Em uma era dominada por invocações tecnológicas e gráficos fotorrealistas, o título apareceu com uma singela homenagem aos clássicos e cenários que lembravam pinturas impressionistas... E o tipo de herói que, convenhamos, dificilmente serviria a um blockbuster padrão. Ademais, jogue o game até o final e surpreenda-se com um dos desfechos mais épicos da história do entretenimento eletrônico.

  • Guybrush Threepwood

É provável que qualquer point-and-click da LucasArts pudesse figurar nessa lista por conter um herói improvável. Afinal, há toda uma lista com motoqueiros beberrões, caveiras ambulantes etc. Mas o bom e velho Guybrush Threepwood certamente merece algum destaque.

O herói de Monkey Island não apenas é um protagonista dos mais atípicos, como também é um dos sujeitos mais engraçados que já apareceram em um game — cortesia do humor nonsense do lendário Tim Schafer. Basta lembrar das tiradas do Sr. Threepwood — coisas como “essa é a segunda maior cabeça de macaco que eu já vi na vida!” (dita diante de um totem colossal em formato de cabeça de babuíno).

  • Eddie Riggs

Eis aqui mais uma contribuição de Tim Schafer para o rol de heróis improváveis dos vídeo games. Mas o salvador da pátria em Brütal Legend não é pouca coisa, vale dizer. Trata-se aqui do “maior roadie do mundo”, o tipo de herói que “permanece sempre nas sombras”, como diz Riggs — dublado pelo igualmente hilário Jack Black.

Para quem não conhece roadies são aqueles sujeitos que carregam instrumentos e (eventualmente) atuam também como técnicos de bandas. Dificilmente alguém que salvaria o mundo, a princípio.

EnqueteQual é o seu herói improvável favorito?

Os heróis ocasionais não são, de fato, nenhuma raridade — e é provável, inclusive, que aquele seu protagonista preferido não conste aqui. De qualquer forma, dê uma boa olhada na lista abaixo e decida qual é o melhor “sujeito errado, no lugar errado e na hora errada” dentre os amadores heroicos mostrados acima. Caso o seu eleito não esteja entre as nossas opções, comente abaixo!

Aguarde... Carregando a enquete.
Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.