O termo cosplay é uma junção de palavras formada pelos termos, em inglês, “costume” (traje) e “play” (brincar, jogar). O termo foi cunhado em 1984 por Nobuyuki Takahashi, dos estúdios Hard, enquanto participava do evento de ficção científica Worldcon, em Los Angeles. Aparentemente, Takahashi ficou impressionado com o resultado obtido por alguns fãs fantasiados com seus personagens favoritos e, como dizem, o resto é história.
Mas se, nos primórdios, fantasiar-se como herói de quadrinhos, filmes ou games era algo exclusivo de geeks com pouco pudor em busca de diversão, hoje a prática não apenas é comum, como ainda existem alguns (sobretudo “algumas”) cosplayers que se tornaram verdadeiras celebridades — tanto pela qualidade excepcional dos seus trajes quanto por seus, digamos, “dotes físicos” diferenciados.
Fonte da imagem: TecMundo Games
De fato, hoje faz sentido falar em “cosplayer profissional”. Quer dizer, embora boa parte dos praticantes ainda se vista como um personagem favorito por gosto/diversão/farra, há quem ganhe dinheiro e notoriedade marcando presença em feiras temáticas, eventos de games e por aí vai.
Aliás, no que se refere aos games, há algumas figuras manjadas que já viraram “arroz de festa” — no bom sentido. Quer dizer, quem nunca soltou um suspiro (mesmo que dissimulado) diante de um dos minúsculos trajes da belíssima Jessica Nigri ou não se impressionou com a perfeição dos trajes da igualmente bela Leah. Na verdade, que tal dar uma conferida em alguns dos melhores cosplays de jogos da atualidade? Vamos à lista.
A arte do cosplay em video gamesEntre beldades e trajes que beiram a perfeição
- Jessica Nigri
É praticamente impossível elencar os melhores cosplayers da atualidade sem começar pela belíssima musa Jessica Nigri. A carreira da beldade teve início na Comic-Com de 2009 e, de lá pra cá, tem atraído holofotes e flashes de câmeras por onde passa.
Fonte da imagem: Reprodução/Fottus
Além elaborar fantasias impecáveis — auxiliadas pelos óbvios atributos físicos, naturalmente —, a moça também adora games (o que faz sentido, é claro), livros, quadrinhos, animes e filmes de “todos os tipos”. Entre os destaques, vale citar uma inimaginável versão sexy do Pikachu (sim, isso é possível).
- Heidi Rogers
Heidi Rogers adora “trazer à vida seus personagens favoritos de anime/manga, filmes e video games”. Naturalmente, isso inclui a bela versão da Felicia, de Darkstalkers, que aparece na foto acima. Embora leve a coisa apenas como um hobby, Heidi é conhecida pela precisão com que seus trajes são confeccionados. Ok — vá lá —, entre outros motivos.
Fonte: Reprodução/Miccostumes
- Leah
Eis outra cosplayer que virou uma verdadeira celebridade na internet. A notoriedade veio, em grande parte, pela extraordinária fantasia de uma versão feminina do comandante Shepard, de Mass Effect — o visual ruivo é um tempero extra, é claro.
Fonte da imagem: Reprodução/Geeksaresexy
- “Lost in the Field”
Um codinome um tanto controverso e medidas que — cá entre nós — não exatamente batem com as das musas magérrimas e longilíneas dos games. Entretanto, “Lost in the Field” é um belo exemplo de que a execução de um bom cosplay tem pouco a ver com dimensões ideais. Haja vista a bela fantasia de Bayonetta da moça (abaixo, à esquerda).
Fonte da imagem: Reprodução/Geeksaresexy
- Megan
Megan dificilmente seria perdida na multidão. Embora tenha começado a praticar o cosplay, em 2003, sem qualquer prática relacionada à costura, a qualidade das fantasias obviamente cresceu exponencialmente de lá para cá. Vale conferir a versão de Vanille (Final Fantasy XIII) abaixo. Ok, a beleza ajuda um bocado.
Fonte da imagem: Reprodução/Miccostumes
- Julie
Aparentemente, um bom cosplayer consegue colocar até mesmo questões como o “gênero” em segundo plano. Esse é o caso de Julie e sua versão de Link (The Legend of Zelda) abaixo. Quer dizer, como qualquer fã deve saber muito bem, Link é um homem — mesmo sem ter o excesso de testosterona de um Marcus Fenix... Para tornar mais verossímil o traje, Julie também ficou mais bronzeada.
Fonte da imagem: Reprodução/Geeksaresexy
- Yasmin Arslan
Yasmin Arslan é outra figura bem conhecida no universo do cosplay. O destaque aqui vai para a bela materialização da Lilith, de Borderlands. A desvantagem de trazer a beldade para o mundo físico? “Bom dia a todos! Eu estou atualmente tentando me recuperar de uma gripe terrível, e pode ser que eu precise de mais de uma tentativa para o meu próximo cosplay. Eeeep!”, consta em uma mensagem do Facebook da beldade.
Fonte da imagem: Reprodução/Facebook
- Francesca Dani
A italiana Francesca Dani iniciou sua carreira de modelo unicamente para ajudar a pagar a faculdade de Design de Moda. Entretanto, a coisa deu tão certo que a faculdade acabou rodando e, atualmente, Francesca é uma das cosplayers mais conhecidas do meio — sobretudo por utilizar sempre trajes feitos por ela mesma. O início se deu com um comentado traje de Sailor Moon.
Fonte da imagem: Reprodução/Francescadani
- Crystal Graziano
Crystal Graziano é, literalmente, o que se pode chamar de uma cosplayer profissional. A moça é atualmente patrocinada pela produtora Red 5 (do FPS online Firefall), aparecendo como a personagem Mourningstar em eventos de imprensa e comunidade — contrato que deve durar até o final deste ano.
Fonte da imagem: Reprodução/KotakuAlém de praticar diretamente o cosplay, Crystal também é reconhecida por criações suas que acabam vestindo outras cosplayers famosas internet afora.
Fontes: Geeksaresexy, Kotaku