Mesmo antes de o Steam abrir as portas para que qualquer jogo seja lançado no Steam, o sistema já era inundado por diversos “games falsos” que reaproveitam ideias e recursos usados em projetos legítimos. Enquanto a Valve tomou algumas ações para evitar esse tipo de material, parece que seus sistemas automatizados não funcionam tão bem assim, conforme relatam os desenvolvedores de Wandersong.
Através do Twitter, o desenvolvedor Greg Lobanov afirmou que o Steam impôs uma série de restrições ao jogo, que está sendo considerado “duvidoso” devido à quantidade de reviews positivos que recebeu. Com isso, o game não libera cartas para quem está jogando, tampouco pode contar com o sistema de conquistas da plataforma.
Bom demais para ser legítimo
Os donos de Wandersung também não possuem a capacidade de colocar o jogo em sua lista de favoritos, tampouco podem destacá-lo em seus perfis pessoais. “Por favor não entendam isso como a Valve trabalhando contra jogos pequenos! Muitos jogos menos bem-sucedidos do que o nosso foram verificados. E é bom ter precauções para proteger os compradores de scams. Só somos bons demais que é estatisticamente improvável que sejamos reais”, afirmou uma mensagem dos desenvolvedores.
Wandersong's steam reviews are so good that Valve doesn't necessarily believe it's a real game, and still haven't enabled many basic features for us in case it's a bot trick. BUT IT'S REAL. https://t.co/wRZVo1LKtL pic.twitter.com/XqEzQKKP5x
— WANDERSONG (out now!!!) (@Wandersong_game) 8 de janeiro de 2019
Segundo os criadores do game, a Valve já enviou um email afirmando que a situação do jogo é fruto de um bug que já está sendo consertado — mas ainda não há uma previsão de quando uma solução deve surgir. Publicado pelo Humble Bundle, o game está disponível para compra tanto no PC quanto no Switch, e ainda não tem previsão para sair em outras plataformas.