Cyberpunk 2077 foi um dos títulos mais comentados durante a E3 2019 e, obviamente, isso acabaria atraindo pessoas que procurariam defeitos no game antes de ver o produto completo. Foi o caso de um site que levantou polêmicas em que basicamente acusava o jogo de racismo e de não saber lidar com transgêneros. Agora, o criador de Cyberpunk 2020, livro de RPG que serviu como base para o novo game, resolveu comentar e defender a adaptação.
O site Rock, Paper, Shotgun apresentou uma matéria em que o autor se sentia desconfortável por causa de um pôster que tinha uma piada com transgênero e o fato de o gameplay mostrado na E3 colocava o jogador contra uma gangue com vários personagens negros que se chamavam de animais, algo que ele parece não ter entendido porque a gangue tinha membros brancos e o nome do grupo é Animals.
A reclamação acabou reverberando pela internet, com muitos acusando o site de sensacionalismo e afirmando que suas reclamações eram vazias e feitas apenas para chamar atenção, algo que surtiu efeito, já que Mike Pondsmith, criador de Cyberpunk 2020 e consultor no game da CD Projekt RED se pronunciou sobre o assunto.
Imagem: CD Projekt RED/Reprodução
"Sobre a polêmica dos Animals, o ponto principal do porque eles se chama assim é porque eles mesmos se consideram poderosos e perigosos animais selvagens. Você encontra uma mulher chamada Sasquatch e só isso já deveria deixar claro isso", disse Pondsmith.
Ele também aprovou algumas mudanças que a CD Projekt RED fez para a gangue Voodoo Boys, descrevendo que a versão de Cyberpunk 2020 era um comentário sobre apropriação cultural. Isso porque, apesar de lidar com a cultura voodoo, a gangue era composta basicamente por garotos brancos, algo que não acontece em 2077.
"Eu ADOREI a ideia que os verdadeiros praticantes de Voodoo voltaram e retomaram seu lugar. E eles até acertaram a língua creola no jogo. Quem diabos você pensa que é para falar para MIM se a minha criação foi feita do jeito certo ou errado?", completou o criador de Cyberpunk 2020.
Você se sentiu ofendido em algum momento com Cyberpunk 2077 ou acredita que as reclamações feitas até agora sobre a representação do universo do game foram feitas de maneira rasa? Dê a sua opinião nos comentários abaixo.
Fontes
Categorias