A Microsoft anunciou que a icônica “tela azul da morte” pode finalmente deixar de ser azul. A empresa está reformulando o visual da tela de erro para algo mais simples e direto, possivelmente adotando um fundo preto em vez do tradicional azul.
“Nós estamos testando uma nova e mais direta interface para reinicializações inesperadas, que melhor se alinha aos princípios de design do Windows 11 e reforça o objetivo de trazer o usuário de volta à produtividade o mais rápido possível”, explicou a Microsoft nas notas de lançamento de uma atualização recente para membros do programa Windows Insider.
- Confira também: Windows 11 pode ajudar usuários a entender desempenho dos PCs
Apesar da simplificação da experiência, a empresa garante que a disposição das informações técnicas será mantida. Nos testes, a tela de erro continua exibindo um fundo verde, mantendo a distinção visual para os participantes do programa.

Essa é a mudança mais significativa na aparência da tela azul da morte desde a introdução do ícone com a carinha triste. Embora a interface continue reconhecível, ela se torna menos impactante visualmente do que a clássica versão azul.
Nas versões experimentais distribuídas pelos canais Beta, Dev e Canary do Windows Insider, a nova tela de erro exibe a mensagem centralizada, destacando o problema em um texto grande, seguido do percentual restante para a reinicialização. Abaixo, aparecem o código do erro e a indicação de onde ele ocorreu.
Mudanças no passado
Antes do lançamento do Windows 11 em 2021, a Microsoft já havia cogitado alterar a cor de fundo da tela azul da morte. No entanto, a mudança nunca chegou à versão final, e os usuários seguiram com a tradicional tela azul.
No momento, não há confirmação de que a tela realmente adotará o fundo preto em uma futura atualização.
Caso a alteração aconteça, a sigla "BSOD" (Blue Screen of Death, ou "Tela Azul da Morte") será preservada, o que ajuda a manter a identidade do sistema. Como “preto” em inglês é “black” e “azul” é “blue”, a inicial "B" da sigla permanece a mesma, facilitando a continuidade dos diagnósticos.
O significado da cor azul
Embora possa parecer uma mera mudança estética, o fundo azul tem um propósito: alertar o usuário de que algo atípico ocorreu. O mesmo princípio se aplica à tela verde exibida nas versões de teste do sistema, indicando um erro em um ambiente experimental.

Ainda que a cor preta torne a tela menos chamativa, o azul se consolidou como um sinal visual de erro crítico no Windows. Manter essa tradição pode ser essencial para a rápida identificação de problemas.
Você acha que a mudança para o preto é uma boa ideia ou prefere o clássico azul? Para mais novidades do mundo da tecnologia, acompanhe o TecMundo.
Categorias