Chrome desenvolve função para 'censurar' dados sensíveis em prints

1 min de leitura
Imagem de: Chrome desenvolve função para 'censurar' dados sensíveis em prints
Imagem: GettyImages

O Android 15 vai proteger seus dados pessoais de vazarem em prints e transmissões de tela, e agora o Chrome prepara suporte para o recurso. Dentro do menu de recursos experimentais do navegador, foi encontrada uma opção para censurar informações sensíveis de prints, gravações de tela ou transmissões.

"Quando ativado, se campos de informações sensíveis estão presentes na página, toda a área do conteúdo será censurada durante o compartilhamento de tela, a gravação ou ações semelhantes", descreve o navegador.

Segundo a descrição compartilhada pelo informante @Leopeva64 no X (ex-Twitter), a função requer o "Android V (ou superior)" — provavelmente, uma referência ao Android 15. A função também teve seu comportamento destrinchado em commit no Chromium Gerrit, repositório oficial do navegador.

Não está claro como a área censurada vai aparecer na tela, mas certamente é uma adição muito útil. Agora, em vez de depender de ferramentas adicionais para recortar campos sensíveis de prints ou gravações, o sistema faz todo o trabalho sozinho.

Por enquanto, @Leopeva64 não viu o recurso em ação — e é possível que não esteja funcionando ainda. De toda forma, a disponibilidade da ferramenta é extremamente restrita, uma vez que só deve funcionar em celulares compatíveis com as versões de testes do Android 15.

Obviamente, não há previsão de lançamento da ferramenta. Por se tratar de uma função possivelmente inerente ao Android 15, existe a possibilidade de ela só ser lançada depois da inauguração do sistema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.