Na última quinta-feira (27), a Xiaomi finalmente anunciou a chegada da linha Redmi Note 12, voltada a um público mais intermediário/premium. Um dos destaques ficou por conta do Redmi Note 12 Pro, modelo que chega para competir com outro aparelho da marca, o Xiaomi 12 Lite.
Neste artigo, comparamos os dois smartphones e mostramos as diferenças entre os dois dispositivos. Confira mais detalhes sobre cada aparelho e veja qual é melhor para você.
Design e construção
O Xiaomi Redmi Note 12 Pro herda muitas características visuais do 12 Lite, como o corpo mais simples, sem grandes firulas, e um grande módulo de câmeras traseiro em formato retangular, mas que reorganiza a disposição das lentes.
Xiaomi Redmi Note 12 Pro (esquerda) vs Xiaomi 12 Lite (direita)Fonte: Tecmundo
O 12 Lite utiliza construção em vidro na parte traseira e plástico nas laterais, com sensor de digital encontrado sob o display. O novo modelo, no entanto, não teve nenhuma dessas características reveladas ainda, mas é possível que o acabamento em vidro junto ao plástico continue.
Tela
O Redmi Note 12 Pro chegará ao mercado com uma tela de 6,6 polegadas, utilizando painel AMOLED em Full HD+ e taxa de atualização de 120Hz. As tecnologias Dolby Vision e HDR10+ também estão presentes.
Por outro lado, o aparelho da linha principal da marca conta com um display levemente menor, de 6,5 polegadas, mas mantém a resolução FHD+, a taxa de atualização de 120Hz, o famoso painel AMOLED, e as tecnologias de aumento de brilho. Vale destacar que a tela ainda possui proteção Gorilla Glass 5, algo que não foi confirmado no smartphone recém-anunciado.
Configurações técnicas
Quando falamos em especificações técnicas, o 12 Lite traz um processador Snapdragon 778G, da Qualcomm. O modelo é um intermediário que integra dispositivos parrudos desse segmento, e faz dupla com 8 GB de memória RAM e versões de 128 e 256 GB de armazenamento interno.
O Note 12 Pro, em contrapartida, usa um chip da MediaTek: o Dimensity 1080. Esse processador também faz parte do mercado intermediário, mas foi anunciado há pouco menos de um mês e tem possibilidades maiores que o concorrente da Qualcomm. Todavia, ainda é necessário esperar os testes práticos para comparar a performance entre os dispositivos.
Câmeras
Quando o assunto são câmeras, o Redmi Note 12 Pro tem um conjunto modesto, utilizando um sensor IMX766 de 50 MP módulo principal, somado a uma lente ultrawide de 8 MP e um macro de 2 MP; enquanto a câmera frontal possui resolução de 16 MP.
Já no Xiaomi 12 Lite, o sensor principal guarda uma resolução parruda de 108 MP, e mantém as lentes ultrawide e macro com a mesma resolução. Já no módulo para as selfies, o aparelho possui resolução de 32 MP, aumentando a vantagem sobre o modelo mais recente.
Bateria
A bateria do 12 Lite não é a das melhores, e possui autonomia de apenas 4.300 mAh, porém, se destaca pelo carregamento rápido a 67W, que faz com que o aparelho seja 100% carregado em aproximadamente 40 minutos. O Redmi Note 12 Pro sai na frente nesse quesito, uma vez que conta com capacidade de 5.000 mAh, com o mesmo suporte de carregador com potência de até 67W.
Preço
O Xiaomi 12 Lite já está disponível no Brasil pelo site oficial da Xiaomi, custando R$ 3.599 na versão de 128 GB. O Xiaomi Redmi 12 Pro ainda não foi anunciado para o país, porém, tem preço sugerido a partir de 1.699 yuans, equivalente à cerca de R$ 1.250 em conversão direta, sem impostos.
Qual é melhor?
Ainda é cedo para afirmar qual dispositivo é melhor do que o outro na prática, já que os preços do Redmi 12 Note ainda não foram anunciados e o celular ainda não está disponível. Porém, embora tenha características claramente superiores, como a bateria mais potente e um processador mais recente, o Xiaomi 12 Lite leva vantagem por já ser um aparelho mais consolidado e com câmeras melhores.
Fontes
Categorias