Imagem de rain
Imagem de rain

rain

Nota do Voxel
80

Corra para a chuva

Depois de Puppeteer, o Japan Studio da Sony lançou o seu segundo título neste ano nessa terça-feira (02). Em rain, os jogadores acompanham a história de um garoto que se torna invisível após sair de casa para ir atrás de uma estranha menina que vê na rua. Desse modo, a sua forma é delineada apenas pela água da chuva que cai incessantemente sobre a cidade.

Ao mesmo tempo em que precisa lidar com esse problema, o garoto descobre que estranhas e agressivas criaturas estão espalhadas pelas ruas da cidade. A partir daí, o menino precisa aproveitar-se de sua nova condição escondendo-se embaixo de toldos e marquises para driblar os perigos que rondam o local. Ao mesmo tempo, ele também parte em busca da garota do início da história, a qual talvez possa oferecer algumas respostas sobre o que está acontecendo.

A premissa singular do jogo talvez possa ser explicada pelo fato de este ser o trabalho mais recente fomentado pelo PlayStation C.A.M.P. (programa da Sony que incentiva novos talentos do Japão e que ano passado originou o esquisitíssimo – e divertido – Tokyo Jungle). Com uma apresentação bastante impressionante, rain certamente causa uma boa impressão. Mas será que seu conteúdo final consegue sustentar as suas promessas?

Se para você um jogo deve apresentar grandes desafios que podem ser resolvidos de diversas maneiras, talvez rain não seja o título mais indicado para você. Apesar de o uso de personagens invisíveis, cujas formas são vistas apenas com a ajuda da chuva, conseguir criar algumas situações bastante interessantes, em nenhum momento o jogador se sente realmente desafiado.

É tudo bastante simples e linear e provavelmente poucas pessoas ficarão presas por mais que cinco minutos em qualquer setor do game. Além disso, a história é curta, podendo ser completada em apenas quatro horas. Apesar da existência de colecionáveis para serem coletados pela cidade após o jogador concluir a aventura pela primeira vez, essa é uma recompensa que não traz novidades e só vai motivar os caçadores de troféus.

Por outro lado, é necessário reconhecer que rain conta com uma narrativa única e apenas isso já vale a experiência. Elementos como a trilha sonora (centrada principalmente pela emotiva "Clair de Lune") e os textos que narram os eventos ao apresentarem-se em meio ao cenário contribuem para criar um clima de fábula ao game.

A imersão do jogador também é outro aspecto que deve ser elogiado. É praticamente impossível não se importar com o garoto protagonista da história e colocar-se em seu lugar, compartilhando as suas emoções à medida que a sua jornada pela cidade se estende e vivenciando a tensão nos encontros com o Desconhecido.

No final das contas, rain é um título que se preocupa mais em oferecer uma experiência capaz de despertar as emoções do jogador em vez de exigir a sua habilidade de dominar sua mecânica. Esse sacrifício pode não agradar a todos, mas no final a preferência pela narrativa é capaz de proporcionar uma experiência memorável.

rain foi cedido para análise pela Sony.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.