Imagem de Pro Evolution Soccer 2011
Imagem de Pro Evolution Soccer 2011

Pro Evolution Soccer 2011

Nota do Voxel
80

“Desandou a maionese!” Novo PES tem vários atributos... E problemas

Ano passado o Flamengo foi campeão brasileiro, já em 2010 as coisas estão complicadas para o rubro-negro carioca. No futebol, a única constante é a inconstância, lei que se aplica até mesmo quando o esporte é virtual.

Img_normalPor anos, a série Pro Evolution Soccer (ou Wining Eleven) dominou o mundo do futebol digital, mas desde o advento da sétima geração de consoles as coisas começaram a mudar.

O que seria o início de grandes melhorias se transformou em repetições pouco inspiradas e uma perda considerável de território para o seu grande rival (FIFA). A subjetividade não permite comparações diretas (afinal, gosto não se discute), porém, o salto de qualidade da franquia FIFA e a aparente estagnação de Pro Evolution Soccer são inegáveis.

Correndo atrás do prejuízo, a Konami promove grandes mudanças na estrutura da franquia, apostando em um ritmo cadenciado e um clima mais realista — deixando o estilo arcade de lado e encarando a série FIFA de frente no campo da simulação.

Mas será que os fãs de Pro Evolution Soccer realmente querem um simulador?

Pro Evolution Soccer 2011 é inconstante. Na teoria o título é sem sombra de dúvida um avanço da série, são inúmeras melhorias e aperfeiçoamentos que mostram o empenho da Konami em retomar o sucesso da franquia.Img_normal

Na prática, as coisas são diferentes. A impressão que fica é a de que PES 2011 é um retrocesso, de que o jogo é inferior ao seu predecessor. Isso acontece por vários motivos, mas principalmente por que o jogo “perdeu” a sua essência, aquele estilo arcade que tanto agradava aos fãs.

Mas nem tudo está perdido. As mudanças de PES 2011 indicam um esforço da Konami e revelam que a série está procurando o caminho certo. No final, parece que PES 2011 é uma espécie de “Beta” do que está por vir.

O jogo não agradará a todos, especialmente aos fãs mais ardorosos que estavam habituados com a dinâmica acelerada e levemente caótica que marcou a história da linha. PES 2011 é a edição mais distante do conceito original da franquia Winning Eleven e prova que a Konami está abandonando o estilo arcade.

No apagar das luzes percebemos que Pro Evolution Soccer 2011 é um bom jogo, mas não chega a fazer frente a FIFA 11 — principalmente agora que PES quer se transformar em um simulador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.