Basta destroçar tudo o que aparecer pela frente!
DiRT sempre habitou algum lugar entre a simulação e a diversão tipicamente arcade. Afinal, enquanto trazia uma boa dose de adrenalina lotada de lama e movimentos quase irreais, a porção simuladora da franquia era encarregada de trazer alguns visuais de tirar o fôlego — juntamente com alguns preciosismos típicos de um game que pretende retratar a realidade.
Bem, em Showdown, a dúvida se esvai completamente: trata-se, sem sombra de dúvida, da mais pura diversão arcade. Quer dizer, não bastassem os controles “facilitados”, também os desafios aqui ganham um quê de insanidade, sobretudo quando se cai na porção “Demolition Derby”. É aí que tudo acontece, sobretudo se você tiver alguns bons amigos para dividir uma das várias arenas de pura destruição irracional.
Entretanto, o que poderia ser um passe livre para um game mais casual, acaba por trazer novamente a assinatura da Codemasters. É claro que o tratamento gráfico aqui é bem outro: em vez de simplesmente jogar lama em alguns carros licenciados, a desenvolvedora acrescenta uma boa dose de ferrugem aos monstrengos fumegantes de metal — destaque para certo rabecão cheio de estilo que se encontra entre as suas escolhas possíveis.
Mas, acima de tudo, DiRT Showdown é um game online. Vale enfatizar aqui: toda a proposta é focada em interações através da rede. De fato, a insistência da Codemasters em tentar provar que “homem nenhum é uma ilha” — através de convites constantes para tomar parte no sistema Racenet, por exemplo — só não consegue ser mais inconveniente que o narrador das suas desventuras motorizadas aqui.
Mas entre boas propostas multiplayer, física decente e ainda um modo carreira razoável e o trololó constante do seu comentarista, vale a pena conferir se Showdown vale mesmo os tostões que são pedidos. Vamos aos detalhes.
DiRT Showdown representa uma mudança interessante de rumos para a célebre franquia da Codemasters. De fato, trata-se de um spin-off bem pensado e também bastante oportuno, na medida em que substitui, deliberadamente, os elementos de simulação tipicamente encontrados em DiRT por uma boa dose de adrenalina e diversão destrutiva.
De fato, isso fica ainda melhor em ambientes online, embora exista um revés óbvio aí. Quer dizer, caso você não tenha uma conexão decente, ou simplesmente não se interesse por disputas contra sujeitos de carne e ossos, haverá apenas um modo campanha medíocre para justificar a sua aquisição — já que os modos focados em “corrida” aqui simplesmente... Existem.
Mas alguns amigos resolvem isso facilmente. Seja em tela dividida ou através da rede, arremessar o seu carro feito um foguete contra uma massa disforme de metal retorcido pode ser incrivelmente divertido. Se isso faz o seu estilo, esqueça momentaneamente as simulações e embarque em um baja envenenado.
Categorias
Nota do Voxel