Enquanto navega pela web, você pode ficar intrigado com o significado de vários termos estranhos. No que diz respeito à indústria de jogos eletrônicos, há uma ampla variedade de palavras, siglas e expressões estrangeiras capazes de despertar a curiosidade de quem se interessa por games em geral.
Assim, o TecMundo Games resolveu agrupar os principais termos empregados na indústria. É importante lembrar que, neste BJpedia, não constam vocábulos relacionados à jogabilidade e à experiência com games de forma mais ampla. O objetivo, aqui, é deixar os usuários interados dos principais vocábulos empregados por críticos, usuários e empresas relacionadas a jogos.
Dito isso, boa leitura e divirta-se!
PEGI / ESRB / CERO / USK / OFLC / GRB
Pan European Game Information, Electronic Software Rating Board, Computer Entertainment Rating Organization, Unterhaltungssoftware Selbstkontrolle, Office of Film and Literature Classification e Game Rating Board. Esses órgãos são responsáveis pela classificação etária de jogos nos territórios pan-europeu, norte-americano (Estados Unidos e Canadá), japonês, alemão, australiano (neozelandês também) e sul-coreano, respectivamente.
MSRP
Manufacturer Suggested Retail Price. É o preço de vendas sugerido pela companhia responsável pelo game em questão.
First-party ("in-the-house")
Denota que o projeto foi desenvolvido internamente por uma companhia que é responsável pela produção de consoles. Exemplos: Nintendo e a maioria dos jogos relacionados a Mario; God of War 3, produzido pelos estúdios Santa Monica, pertencentes à Sony.
Second-party
Trata-se de uma expressão que indica que uma empresa desenvolveu um game para outra companhia, mas detém alguns direitos sobre o produto. Exemplos: Insomniac Games e Sucker Punch em relação à Sony.
Third-party
Esta denominação vai para as desenvolvedoras que criam games, mas não estão atadas à plataforma-alvo dos jogos em questão. Muitas "third-parties" distribuem os jogos que desenvolvem, como Electronic Arts e SEGA. Exemplo: Capcom e Street Fighter IV.
Indie
É a abreviação de "independente", tanto para jogos quanto para companhias. Exemplo de jogo "indie": Machinarium, da Amanita Design.
"Has gone gold"
Quando o jogo está em fase "gold" (ou em "status gold"), significa que o desenvolvimento do produto já está finalizado. Há bastante repercussão na mídia quando um game muito esperado já está em fase "gold".
"Has gone platinum"
Quando o jogo está em fase "platinum", significa que ele vendeu mais de um milhão de unidades após o seu lançamento. Exemplos: Crysis e Bayonetta.
Build
É uma versão do jogo. O termo Build seguido de um número qualquer indica qual a versão do programa que está sendo exibido na tela. Na maioria das vezes, Build faz menção a um programa que ainda está em desenvolvimento.
Títulos AAA / Blockbusters
São jogos que contam com uma grande produção. AAA é um game de grande porte. Blockbuster, além de indicar um local onde é possível alugar jogos e filmes, é um termo que ilustra um game de sucesso, passível de gerar números assustadores de vendas.
Hype
Em suma, "hype" é a expectativa que antecede a chegada de um jogo. Jogos aguardados fortemente por muitos gamers e críticos costumam receber um grande "hype", que envolve anúncios, relatos, especulações e boatos.
IP
Não confundir com Internet Protocol! IP, na indústria de games, significa Intellectual Property e denota a propriedade intelectual de uma determinada empresa. Exemplo: jogos de Sonic (SEGA).
Vaporware
Este termo ilustra um jogo que possivelmente nunca será lançado, mas foi bastante comentado pela mídia. Em boa parte dos casos, são projetos de games cancelados pelas companhias responsáveis. Um dos melhores exemplos de "vaporware" é Duke Nukem Forever, embora ainda seja possível que o game desponte nas prateleiras das lojas.
Advergame
Como o próprio nome sugere ("advertising", propaganda + game), trata-se de uma estratégia empregada em jogos para que seja feita divulgação de uma determinada marca, produto, empresa ou até mesmo opiniões específicas. Um dos primeiros "advergames" foi Pepsi Invaders, jogo análogo ao famoso Space Invaders que foi desenvolvido pela Atari sob encomenda da Coca-Cola.
Bundle
Pacote ou conjunto que foca um jogo ou um console e geralmente oferece itens adicionais. A Sony, por exemplo, fez vários "bundles" que agrupam uma determinada edição do PlayStation 3 e um game de sucesso, como Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots.
SKU
Stock Keeping Unit (ou Unidade de Manutenção de Estoque). Na realidade, é um identificador único para produtos que podem ser comercializados. Uma SKU de um Xbox 360, por exemplo, é o Xbox 360 Arcade, enquanto outra é o Xbox 360 Elite.
Retail
Relacionado a varejo, este termo indica a venda física de um determinado game através de estabelecimentos como lojas especializadas em jogos. É o contrário ao que ocorre com as vendas digitais de títulos distribuídos apenas via download.
Mom 'n Pop
Mom 'n Pop (Mom and Pop ou Mom & Pop) é um termo que simboliza uma loja de menor porte em comparação com grandes revendedoras de jogos.
NPD
O NPD Group — National Purchase Diary — é uma companhia de pesquisa de mercado na América do Norte. Os números do NPD fornecem informações interessantes ao mundo dos games, pois mostram dados referentes a vendas e até mesmo à recepção dos consumidores a um determinado produto.
Media Create
A Media Create — em japonês: Kabushiki Gaisha Media Kurieito — é uma empresa que funciona de forma semelhante ao NPD Group, mas tem como foco o mercado de consoles e jogos no território nipônico.
CEO
A sigla acima significa Chief Executive Officer e faz menção ao cargo de "diretor executivo" de uma companhia. Entretanto, há várias siglas para vários cargos na diretoria de uma companhia norte-americana. Outro exemplo é o diretor de finanças, o Chief Financial Officer (CFO).
GDC / E3 / GC / TGS / CES
Essas siglas simbolizam grandes eventos no mundo dos games. A Game Developers Conference geralmente reúne as principais desenvolvedoras de jogos. Já a Electronic Entertainment Expo é mais ampla e aborda vários games de muitos gêneros, revelando novidades e promovendo diversos nomes. A Games Convention, por sua vez, ocorre anualmente em Leipzig, na Alemanha. Outros eventos de peso são a Tokyo Game Show (que tem lugar na capital do Japão) e a Consumer Electronic Show (Las Vegas).
EULA (E.U.L.A.)
O End User License Agreement é algo que aparece sempre, mas nem todos fazem questão de conhecê-lo. A tradução literal é Acordo de Licença do Usuário Final, e denota o documento oficial da empresa responsável pelo jogo sobre os termos de utilização daquele programa de acordo com os direitos reservados.
SDK
O Software Development Kit é basicamente o que o nome diz: um kit de desenvolvimento com ferramentas para a criação de jogos.
Q.A. (ou Q.C.)
Não confundir com Q&A (Questions and Answers, seção de perguntas e respostas)! Quality Assurance é uma expressão que, pouco a pouco, foi substituindo as palavras Quality Control na indústria de games. Q.A. conta com dois significados: etapa do projeto na qual as pessoas testam e identificam os problemas, verificando se o game satisfaz os requerimentos pré-definidos; nome de um departamento em uma companhia de jogos — em geral, uma distribuidora — que faz esse tipo de teste.
W.I.P
"Work in progress". Trata-se de um trabalho (no caso, um jogo) que ainda não está finalizado, que está em progresso... Como este glossário, que será continuado futuramente pelo TecMundo Games.