“O Homem de Aço” já foi lançado lá fora e, aqui no Brasil, não faltam mais do que alguns dias para que o longa passe a estampar as telas dos cinemas. Uma discussão bastante oportuna poderia ser: por que diabos ele parou de usar suas icônicas cuecas vermelhas por cima das calças? Talvez o costume tenha nascido de um equívoco ao se trocar rapidamente em cabines telefônicas... Vai saber. Bem, mas deve ter algo melhor para abordar aqui, com certeza.
Por exemplo, a carreira incrivelmente prolífica do Super-Homem no entretenimento eletrônico — pode ser, não? Afinal, jogos do Homem de Aço são quase tão antigos quanto os próprios video games, o que certamente não é pouca coisa.
Ok, é verdade que grande parte dos jogos baseados no herói não é propriamente saudosa hoje. Na verdade, quando se fala em Super-Homem em jogos, um dos primeiros títulos que vêm à mente de muita gente é o jogo infame lançado para o Nintendo 64 — possivelmente uma das piores torturas em pixels já imaginadas e concebidas pela humanidade.
Mas, não. Não há só isso. É bem verdade que a lista é pontuada apenas aqui e ali por games que realmente valiam os tostões pedidos. Mas, ainda assim, talvez valha a pena dar um breve passeio pelo histórico pixelizado do super-herói — e deixemos a discussão sobre as cuecas para outra ocasião, portanto. Vamos a eles.
Superman (Atari 2600)
Um clássico indiscutível do saudoso Nintendinho. Ok, talvez não fosse lá um jogo tão maravilhoso assim, mas a proposta tem seus méritos. Havia um belo mundo de jogo, com mapa e tudo o mais — embora o seu deslocamento fosse apenas em 2D. Isso e o que parecia ser uma referência direta às primeiras aparições do herói nos quadrinhos: aqui o “voo” se limita a pulos enormes.
Superman (jogo para arcade)
Porrada, porrada e mais porrada! Este game lançado pela Taito em 1988 é um beat ‘em up digno do gênero — com pouco ou quase nada que realmente explique o andamento das coisas.
E a prova disso é a curiosa forma como se dá o multiplayer aqui: outro jogador simplesmente assume o controle de um Super-Homem com traje vermelho... E o jogo jamais chega a dar uma explicação para isso. É ó pancadaria mesmo! Bastava “inserir uma ficha”.
Superman: The Man of Steel (Commodore 64, entre outros)
Eis aqui um game da geração Commodore 64 que conseguiu um destaque apreciável entre a crítica especializada da época. Não que houvesse nada realmente intrincado aqui... Mas as coisas simplesmente funcionavam de acordo, em um beat ‘em up bastante decente — incluindo boas fases de voo.
Superman (Genesis/Mega Drive)
Com este Superman, o Homem de Aço ganhava sua estreia no Genesis/Mega Drive. Típico game de plataforma que, inclusive, chegou a ser cogitado para o Super NES — projeto que acabou cancelado. Desenvolvido pela Sunsoft, o título teve uma recepção morna na época.
Superman (Master System)
Incrivelmente semelhante à versão para o Genesis, este título do Master System colocava você no papel do Homem de Aço para, mais uma vez, caçar vilões através da cidade de Metropolis. Ademais, trata-se de um dos jogos mais difíceis do Master System.
Superman (Game Boy)
Ok, a telinha monocromática do portátil da Nintendo não permitia ver as cores clássicas do Super-Homem. Mas, ainda assim, ele deu uma rápida passada pelo Game Boy — mais uma vez, com um game de ação em plataformas e centenas de inimigos genéricos.
Superman (Nintendo 64)
Curiosamente, um dos jogos mais conhecidos do Super-Homem é também um dos títulos mais mal desenvolvidos da história do entretenimento eletrônico. Conta-se que tudo ia bem, até que a DC resolveu dar seus “pitacos”. O resultado é algo que não serviria nem para uma versão Beta — há quem diga que se trata justamente disso, na verdade.
Superman: The Man of Steel (Xbox)
Lançado em 2002, o game não chegou a causar nenhum estardalhaço. A despeito disso, há certamente algumas características dignas de nota aqui — como os controles de voo do super-herói.
Superman: Countdown to Apokolips (Game Boy Advance)
O game lançado para GBA se refere a um material bastante particular da trajetória do Homem de Aço. Trata-se da série animada desenvolvida para TV. De fato, um bom RPG com estética única, diálogos e algumas passagens curiosas...
Superman Returns (Xbox 360, PlayStation 2 entre outros)
Apesar do nome, Superman Returns se baseia apenas vagamente no filme homônimo do herói. Um título que com certeza apanhou bastante quando foi lançado, em 2006. Entre as principais reclamações, apareciam os chefes e uma história com pouca ligação. Além disso, há quem garanta que havia ali belos gráficos... Caso se tratasse de um jogo para o primeiro PlayStation.
Categorias