As telas de loading nos video games atuais

3 min de leitura
Imagem de: As telas de loading nos video games atuais

Sejamos sinceros: telas de loading são recursos que gostaríamos que não estivessem presentes nos jogos. As desenvolvedoras também não gostam muito da ideia, mas as limitações de hardware dos consoles e dos PCs acabam garantindo essas telas em quase 100% dos títulos.

Pois é, se não temos como evitá-las, então a melhor ideia é se acostumar e curtir os loadings da melhor maneira possível. Muitos games não trazem qualquer atrativo, obrigando o jogador a ficar olhando para uma imagem estática com a palavra “Loading” inserida em algum canto.

  Tela de loading do jogo Rayman Origins - Fonte: Reprodução/deviantART
Entretanto, há algumas desenvolvedoras que gostam de aproveitar este tempo de espera para exibir conteúdos dos mais diversos tipos. Hoje, vamos falar de algumas telas de loading de games que impressionam pela criatividade, interatividade ou com outro diferencial.

Músicas são sempre bem-vindas

Juliet Starling é uma das personagens mais queridas e bonitas desta geração. Além de criar uma mocinha muito audaciosa, os desenvolvedores do game souberam caprichar nos mínimos detalhes. O loading de Lollipop Chainsaw mostra a protagonista pedalando em direção ao infinito. A música de fundo e o cenário deixam o carregamento ainda mais agradável.


Entrando no embalo das canções, o jogo Shadows of the Damned traz uma tela de espera com uma música bem agradável. Infelizmente, ela é muito curta, portanto se repete diversas vezes. O carregamento do jogo ainda conta com uma imagem em movimento que mais parece um gif, mas, pelo menos, não é uma simples screenshot sem qualquer diferencial.


Se a ideia é distrair o jogador com músicas, então a Namco está fazendo isto bem errado. Na tentativa de deixar o loading de iDOLM@STER mais descontraído, a desenvolvedora colocou uma das personagens para cantar. O vídeo é muito engraçado nos primeiros segundos, mas queremos ver se você consegue ouvir a canção por trinta minutos.


Mini games podem aliviar o stress

Dragon Ball Z não precisa de muito esforço para fazer sucesso, mas, para evitar a frustração dos lutadores, a desenvolvedora incluiu uma tela de loading interativa em Budokai 3. Antes de iniciar a batalha, você pode pressionar um botão repetidamente para fazer uma legião de Saibamen brotar do chão. A diversão é garantida se você realizar a ação freneticamente.


Outro jogo que obteve sucesso nesse sentido é Onechanbara: Bikini Samurai Squad. Aqui, a ideia é matar o máximo de zumbis que você puder. Trata-se de um mini game para fazer o tempo passar rapidamente. Alguns jogadores dizem que algumas vezes surgem mortos-vivos gigantes. Fala sério, é uma ideia genial, não?


Informações úteis

A Codemaster mandou muito bem na criação dos menus diferenciados de DiRT 2. Da mesma forma, a desenvolvedora bolou uma tela de loading recheada de detalhes para ajudar o jogador. Na hora do carregamento, você pode conferir informações sobre a corrida, as conquistas e algumas estatísticas.


Loading em grande estilo

As telas de espera de The Darkness são geniais. Em vez de colocar o jogador para ver imagens ou animações básicas, os criadores do game bolaram algumas falas bem legais para você não perder tempo olhando para conteúdos irrelevantes.


Buscando mostrar uma série de conceitos e detalhes sobre o imenso universo do jogo, Mass Effect 2 traz telas de loading bem diversificadas. Algumas imagens não fazem muito sentido, mas o conceito por trás de tudo é muito legal. As músicas também agradam muito, dando o clima perfeito para a ficção científica do game.


O penúltimo carregamento que separamos não é bem um loading comum. Trata-se da tela de espera da instalação de Metal Gear Solid 4. Kojima não se importou com possíveis críticas e ousou colocar Old Snake para dar umas tragadas enquanto o game é instalado. A trilha sonora dispensa comentários, afinal, estamos falando de MGS.


Por fim, queremos deixar o remix de uma tela de loading que seria genial caso fosse implementada em iDOLM@STER. Apesar da voz irritante que você já ouviu por trinta minutos, o ritmo eletrônico e as imagens sincronizadas deixam a espera bem mais prazerosa.


Você conhece outras telas de carregamento que sejam tão legais quanto essas?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.