Deixando de lado quaisquer comparações envolvendo fãs com preferência por essa ou aquela marca console – que geralmente termina em um bate-boca generalizado e pouco produtivo –, é inegável que a Microsoft se especializou em desenvolver plataformas sólidas e recheadas de recursos multimídia. Passando pelo primeiro Xbox, pelo Xbox 360 e chegando finalmente ao Xbox One, essa faceta da empresa e de seus produtos no segmento ficou ainda mais acentuada. Mas será que você sabe usar tudo que o dispositivo tem a oferecer?
A integração com a segunda geração do Kinect, uma dashboard mais avançada e mudanças no controle do sistema da empresa acabaram gerando uma batelada de novas funções ou, no mínimo, modificaram ferramentas já existentes em edições anteriores do console. Uma boa quantidade de aplicativos exclusivos para o Xbox One e a possibilidade de interferir no funcionamento dele a partir do PC ou de um smartphone ampliam ainda mais as possibilidades de uso do aparelho.
Com todas essas novidades à disposição, mesmo os usuários mais experientes ou gamers mais aficionados podem deixar passar uma série de recursos – principalmente se sua relação com o video game for do tipo “ligar e jogar”. Com isso em mente, pesquisamos algumas das funcionalidades do Xbox One que tem grandes chances de terem escapado de um olhar mais minucioso do sistema. Confira o apanhado abaixo:
1. Bisbilhotando o olhar do Kinect
Caso tenha dúvida se o lugar em que “o olho que tudo vê” do Xbox One foi posicionado é realmente o melhor da sala e se nada vai bloquear a visão do periférico enquanto você estiver na jogatina, não se preocupe, já que é fácil tirar a prova. Vá até a opção Kinect no menu de configurações do console e contemple a telinha que mostra exatamente o que as câmeras do dispositivo enxergam. A ferramenta mostra até a Gamertag de quem estiver em seu campo de visão no momento – portanto, cuidado com fantasmas cadastrados na Live.
2. Dados mais preciso na tela
Dependendo dos aplicativos e quadros presentes na tela inicial do seu video game, basta algumas horinhas empenhado nos jogos para que alguns dos tiles estejam bem desatualizados – mostrando informações de quando você ligou o Xbox One, por exemplo. Para não ter que entrar em cada opção para conferir os dados mais recentes, você pode apertar simultaneamente os botões LT e RT e em seguida pressionar Y para forçar o sistema a atualizar toda dashboard. Prático, não é?
3. Antes de comprar, assista!
Algumas pessoas são MUITO indecisas. Assim, não é estranho que na hora de desembolsar uma grana em um novo jogo você acompanhe o hype antes do lançamento, leia uma análise completíssima no BJ e se cerque de todas as informações para garantir que a compra vai valer a pena. Se mesmo com tudo isso bater uma dúvida sobre clicar em “Comprar” dentro da Live, não esquente a moringa. A integração com o Twitch permite que você nem precise sair da tela para conferir streamings com a jogatina em questão rolando antes de bater o martelo.
4. O Xonão está acabando com a minha net?
Alguns dos serviços de internet no Brasil ainda funcionam com o esquema de franquia mensal, fazendo com que saber o quanto é gasto com transferência de dados se torne algo essencial para não acabar navegando a 128 kbps. Então, se você anda preocupado com o quanto a jogatina online consome de banda, o Xbox One tem uma boa ferramenta para a ocasião. Basta ir à opção “Uso de largura de banda” dentro do menu Rede do console para conferir um histórico completo da atividade online do aparelho em um determinado período.
5. Consiga uma ajudinha nas Conquistas
Para alguns, um game só está debulhado completamente quando se dá cabo de todas as Conquistas dele. Assim, nada mais justo do que o próprio sistema do video game dar uma mão nessa tarefa, não é? O console da Microsoft permite criar uma coluna lateral com os desafios do game ao dizer “Xbox, fixar Conquistas” para o Kinect ou pressionar duas vezes o botão Xbox e selecionar a opção Conquistas.
Isso ainda não é o bastante? Sem problemas! No mesmo menu, pode-se alterar a ordem das Conquistas para colocar as mais desejadas para cima, facilitando na hora de conferir a barra de progresso desses itens. Os usuários do aplicativo TrueAchievements também ganham a possibilidade de procurar por comentários ou guias feitos por outros jogadores na hora de encarar uma peripécia mais cabeluda.
6. Não esqueça de seus inimigos
Quem já passou um certo tempo na jogatina multiplayer no Xbox One sabe que as pessoas do seu time ou adversários nem sempre são muito gentis na hora de fazer comentários sobre a sua habilidade no game – ou sobre sua querida mamãe. Não é raro que alguns usuários da Live tenham bloqueado muita gente na plataforma online da Microsoft. Para conferir quem já entrou na sua lista negra, é só ir até a sua lista de amigos, pressionar o botão Menu do controle e ir à opção “Pessoas que bloqueei”. Se quiser, é possível perdoar alguns deles nessa mesma tela.
7. A salvação está na nuvem!
Imagine que você gastou horas e mais horas – centenas ou milhares delas? – em Grand Theft Auto V ou em qualquer outro título cheio de conteúdo a ser desbravado em longas sessões de jogo. Agora pense em um meteorito entrando pela janela e atingindo em cheio o seu Xbox One com uma precisão cirúrgica. Além do prejuízo financeiro com a destruição completa do seu console, fica a ferida emocional de perder todas suas aventuras no mundo dos games, certo? Errado!
Como a plataforma salva tudo automaticamente na nuvem conforme você joga, basta logar com sua conta em outra unidade do Xonão para recuperar todo seu suado progresso e dedicação gamer. Não é preciso configurar nada nem se preocupar com download e upload de arquivos de sistema, tudo acontece como se fosse magia – mas, sério, é só tecnologia.
8. Mais uma opção de controle
Se dar comandos ao video game através do controle sem fio ou do Kinect não é o bastante para você se sentir em um mundo recheado de inovações e tecnologia, a Microsoft disponibiliza mais um recurso para essa tarefa. Com o app Xbox One SmartGlass devidamente instalado no seu celular ou tablet, é possível sincronizar o dispositivo com o console e navegar tranquilamente pelos menus do aparelho. Não é o recurso mais útil do mundo, mas pode quebrar um galho em uma hora de desespero na qual as outras opções sumiram de vista.
9. Caramba, cadê meu Xbox One?!
Vamos ser sinceros, quase ninguém lê os longos textos de “Termos e Condições” antes de instalar um programa ou jogo. Pode-se dizer o mesmo da papelada que acompanha os consoles, pedindo que você faça um registro junto à fabricante. Porém, no caso da Microsoft, pode ser uma boa ideia perder alguns minutos para preencher tudo.
Isso porque, uma vez cadastrado, o usuário pode ligar para a companhia no caso de seu Xbox One sumir ou ser roubado, e a equipe de suporte vai fazer uma varredura por GPS para achar o mau caráter que levou seu console – bastando que ele tente usar os recursos online do produto. E aí, vale a pena ou não?
--
É engraçado pensar que, não faz muito tempo, os consoles serviam unicamente para colocar uma fita grandalhona e curtir um joguinho com os amigos. A revolução de gráficos, os avanços na jogabilidade e o grande número de funcionalidades adicionadas – como é possível conferir na lista acima – são capazes de mostrar o tamanho da evolução desse mercado em alguns poucos anos. Os vídeos games de agora são capazes de coisas que, antigamente, eram atribuídas aos computadores do futuro.
E você, costuma utilizar esse tipo de recursos do seu Xbox One no seu dia a dia? Já conhecia todos eles ou se interessou por algum depois de ler a matéria? Deixe seu comentário mais abaixo, não esqueça de dizer qual sua função favorita no console – além de jogar – e qual tipo de ferramenta você gostaria de ver implementada no aparelho no futuro.