Um dos personagens mais icônicos dos games, Pac-Man é considerado uma das maiores referências dessa mídia interativa. Tema de diversos jogos, o “come-come” começou sua jornada como uma pequena bola amarela cercada de fantasmas em um labirinto, evoluindo futuramente para designs mais elaborados, incluindo até mesmo braços e pernas.
Agora, o icônico personagem ganhou uma nova releitura por meio de Nível Secreto, nova série animada do Prime Video. Produzida por Tim Miller, criador de Love, Death and Robots, a série conta com diversas histórias baseadas no mundo de diversos videogames, desde títulos consagrados até projetos não lançados, como Exodus — e o falido Concord.
Graças a um acesso limitado cedido ao Voxel, eu tive a chance de assistir parte dos capítulos da primeira temporada, e preciso ressaltar: um dos grandes destaques de toda a proposta de Nível Secreto é o episódio de Pac-Man.
Episódio de Pac-Man traz releitura sci-fi do personagem
Enquanto o conceito do Pac-Man é bem simples, Nível Secreto toma liberdades criativas para transformar o personagem e seu “universo” em uma obra de ficção científica com toques de misticismo. O resultado é algo bastante fora do comum e que chama a atenção logo de cara.
Não vamos dar spoilers do que acontece no episódio, mas é possível “sentir a vibe” no teaser e com uma breve descrição. Chamado de “Círculo”, o capítulo de Pac-Man acompanha um ser alienígena que acorda de um cilíndro e é considerado o “escolhido” por uma pequena esfera amarela que o instrui a comer e ficar mais forte para superar um labirinto assombrado por fantasmas.
No geral, todo o episódio me passou uma energia distópica que lembra Oddworld, uma franquia subestimada de renome da era do PS1. Além disso, existem referências claras a jogos de ação, seguindo o estilo soulslike.
Pac-Man mostra todo o potencial de Nível Secreto
Com essa pegada diferente, o episódio de Pac-Man tem o poder de ressignificar o icônico personagem para quem já está acostumado com ele, bem como mostrar o poder criativo de Nível Secreto. Enquanto algumas produções da série apenas parecem custscenes extras ou propagandas de alto orçamento, Pac-Man prova que existe uma direção interessante para a antologia no futuro.
Jogos como Warhammer, Concord e Exodus, que possuem temática sci-fi e gráficos voltados para o realismo, acabam “perdendo a graça” na série justamente por parecerem “mais do mesmo”. Por outro lado, em uma possível segunda temporada, seria interessante ver mais projetos no estilo de Pac-Man, em que a ideia central de um game é subvertida para algo novo, ou expandida para algo interessante.
Um bom exemplo de game que funcionaria com esse conceito é Balatro, indicado ao prêmio de Jogo do ano no TGA 2024. Enquanto toda a experiência do gameplay do indie é voltada para as cartas, uma série como Nível Secreto poderia abordar o que existe por trás da jogabilidade, a vida de um jogador viciado, ou coisas o tipo.
Enfim, mesmo com um potencial de desagradar fãs, o episódio de Pac-Man de Nível Secreto merece destaque pela originalidade. Afinal, quer você goste ou não do resultado, é muito interessante ver tentativas de ir além de uma simples cutscene extra.
Todos os episódios de Nível Secreto chegam no dia 10 de dezembro ao Amazon Prime Video.
Categorias