Além de Alan Wake 2: veja lista com todos os jogos da Remedy

5 min de leitura
Imagem de: Além de Alan Wake 2: veja lista com todos os jogos da Remedy
Imagem: Remedy Entertainment
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Remedy Entertainment está em alta pelo lançamento bastante elogiado de Alan Wake II, jogo de terror que retoma a história de um escritor preso em um universo sombrio. No entanto, a desenvolvedora fundada em 1995 em Helsinque, capital da Finlândia, já tem um histórico de outros títulos de sucesso, com experimentos em gêneros como ação e ficção científica.

A seguir, conheça um pouco mais sobre cada um deles para rejogar ou descobrir os títulos e celebrar a trajetória desse estúdio.

Todos os jogos já lançados pela Remedy

Death Rally (1996)

Death Rally foi o primeiro título da Remedy, colocando você na pele de um motorista de rali em pistas sinuosas com combates armados.

Death Rally.Death Rally.Fonte:  Remedy 

Com perspectiva similar ao clássico Rock 'n Roll Racing, o jogo começou a ser desenvolvido sob o nome de HiSpeed e saiu originalmente para MS-DOS, anos depois ganhando uma versão no Windows.

Essa foi também a primeira colaboração de roteiro de um nome que viraria figura carimbada da empresa: Sam Lake, um estudante universitário em Helsinque e futuro diretor criativo da companhia, foi o responsável pelos diálogos entre os corredores.

Max Payne (2001)

Mudando totalmente de gênero, a Remedy optou por lançar um título de tiro em terceira pessoa com estilo noir e cenas intensas de ação, além de efeitos de câmera lenta e bullet-time — extremamente popular no ocidente depois do filme Matrix, de 1999.

Max Payne.Max Payne.Fonte:  Remedy 

O protagonista é um ex-policial em busca de vingança que se alia a figuras perigosas de Nova York e descobre uma nova droga em circulação nas ruas.

Max Payne foi muito elogiado e virou um clássico moderno por vários motivos, das telas de transição no formato de quadrinhos até os tiroteios. Sam Lake agora está totalmente envolvido no projeto, sendo tanto o roteirista quanto o modelo de rosto de Max.

Max Payne 2: The Fall of Max Payne (2003)

Sequência do anterior, o segundo Max Payne aumenta ainda mais a carga dramática e de ação, além de ter uma engine melhorada. A história se passa dois anos após os acontecimentos do jogo anterior e apresenta mais detalhes dos personagens Mona Sax e Vladmir Lem.

Max Payne 2.Max Payne 2.Fonte:  Remedy 

Apesar do sucesso com jogadores, as vendas do jogo não foram consideradas satisfatórias. Esse foi o último Max Payne feito pela própria Remedy, já que o terceiro capítulo da franquia — que se passa em São Paulo — ficou a cargo da Rockstar.

Alan Wake (2010)

Alan Wake.Alan Wake.Fonte:  Remedy 

Primeiro projeto de uma parceria entre Remedy e Microsoft, Alan Wake narra a trajetória de um escritor com bloqueio criativo para uma pequena cidade em busca de inspiração — até descobrir que, na verdade, aquela jornada tem um destino bem mais macabro.

A ação de Max Payne aqui é trocada por narrativa e um clima de suspense, com o jogo tendo influências diretas de obras do escritor Stephen King e o seriado Twin Peaks. O título até tem tiroteios, mas você só consegue disparar contra os inimigos sobrenaturais após o uso de uma lanterna para enfraquecê-los.

Death Rally Remake (2011)

A Remedy fez um remake do seu primeiro jogo em cooperação com o estúdio Cornfox & Brothers. O título foi lançado para Android, iOS e PC, sendo uma das poucas aventuras mobile do estúdio.

Death Rally.Death Rally.Fonte:  Remedy 

Além de gráficos modernizados e um modo multiplayer online, o jogo tem a presença de personagens de outras franquias. Com popularidade alta no lançamento e esquecido logo depois, o título hoje não está mais disponível na Google Play Store.

Alan Wake's American Nightmare (2012)

American Nightmare.American Nightmare.Fonte:  Remedy 

Originalmente imaginado como um DLC de Alan Wake, American Nightmare é um spin-off lançado de forma avulsa e apenas em versão digital.

Usando as mesmas mecânicas do jogo original, esse título tem um modo arcade junto da campanha, que foca no misterioso personagem Mr. Scratch, que tem uma relação bastante direta com Alan.

Agents of Storm (2014)

Agents of Storm.Agents of Storm.Fonte:  Remedy 

Segunda e última incursão da empresa no mobile, Agents of Storm é um desvio grande também na jogabilidade dos títulos da companhia. Esse é um jogo tower defense, em que você precisa usar estratégia e agilidade para montar uma frota de veículos marinhos e invadir uma fortaleza.

O título no formato free-to-play saiu apenas no iOS e já foi removido da loja digital da Apple, o que significa que não é mais possível jogá-lo de forma oficial.

Quantum Break (2016)

A Remedy apostou em uma nova e ousada ideia com Quantum Break. Publicado pela Microsoft, o projeto é uma mistura de jogo e série, com partes encenadas por atores de verdade conectando as fases.

Lançado para Xbox One e PC, Quantum Break conta a história de um homem que ganha poderes de manipulação do tempo após um experimento científico e deve descobrir o que aconteceu para impedir uma catástrofe.

Quantum Break.Quantum Break.Fonte:  Remedy 

O título foi elogiado por gráficos e gameplay, mas recebeu algumas críticas por certos trechos do jogo e a qualidade dos momentos de seriado. O elenco estrelado inclui Shawn Ashmore (o Homem de Gelo dos primeiros X-Men), Aidan Gillen (o Mindinho de Game of Thrones) e o saudoso Lance Reddick (John Wick, Fringe).

Control (2019)

Projeto mais complexo da Remedy até aquele momento, Control conta a história de Jesse, prestes a começar o trabalho no Departamento Federal de Controle, um setor secreto do governo que estuda fenômenos sobrenaturais.

Control.Control.Fonte:  Remedy 

Porém, o próprio lugar é atacado por uma força oculta que deve ser parada pela protagonista a qualquer preço. O título foi bastante elogiado por gráficos (com direito a ray-tracing em tempo real) e o gameplay.

A investigação de fenômenos misteriosos ajuda também a conectar franquias do estúdio — os acontecimentos de Alan Wake foram até tema de uma DLC do jogo.

Alan Wake Remastered (2021)

Alan Wake Remastered.Alan Wake Remastered.Fonte:  Remedy 

A remasterização do primeiro Alan Wake preparou terreno para a continuação, com gráficos modernizados em 4K e várias texturas refeitas do zero, apesar da preservação da engine original.

Foram removidos os produtos licenciados cujos contratos terminaram, mas as músicas ao final de cada capítulo continuam presentes.

Alan Wake II (2023)

A sequência de Alan Wake ficou anos em desenvolvimento e leva a franquia ainda mais fundo no terror psicológico. Além do escritor, preso em um universo sombrio, você controla também a policial Saga Anderson, que vai para Bright Falls investigar uma série de ocorrências.

Apesar de muitos elogios, Alan Wake II foi recebido de forma controversa por ser bastante pesado e exigente em especificações mesmo para PCs modernos.

A partir de agora, a Remedy deve focar em novos projetos como o remake dos primeiros Max Payne, a sequência de Control e dois misteriosos jogos de codinome Condor e Vanguard, focados em multiplayer.

A lista não inclui também CrossfireX, a campanha single-player com história de Crossfire, que foi feita pelo estúdio.

E aí, qual seu jogo preferido da Remedy? Nos conte nas redes sociais do Voxel!

--

Pré Venda: Jogo Alan Wake 2

Widget de produto do Hub de Ofertas

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.