Ainda nessa segunda-feira (16), o embargo das análises de Marvel's Spider-Man 2 caiu e a Digital Foundry já publicou a primeira análise técnica do jogo no PlayStation 5. Há melhorias evidentes em relação a Spider-Man Remastered e uma grande variedade de opções de modos gráficos.
O vídeo completo destaca todas as melhorias e características da sequência, mas contém leves spoilers de algumas cenas do jogo final. Em geral, Spider-Man 2 supera até mesmo o bom trabalho da Insomniac no Remastered, e entrega ótimos visuais com ray tracing com bom desempenho.
Tanto a iluminação com ray tracing quanto o nível de detalhes dessa sequência aumentou consideravelmente, mesmo mantando o mesmo estilo visual. É possível observar isso muito bem em comparações diretas com Marvel's Spider-Man Remastered.
Vegetação, iluminação e nível de detalhes melhoradosFonte: Digital Foundry
Água melhorada com ray tracingFonte: Digital Foundry
O SSD do PlayStation 5 também é muito bem aproveitado aqui. Os tempos de carregamento são mínimos até mesmo para abrir o jogo. Também há momentos em que a câmera atravessa o mapa bem rapidamente, mas o sistema consegue entregar os assets em alta qualidade a tempo, sem muitos problemas de pop-in.
Modos de desempenho
Marvel's Spider-Man 2 tem dois modos básicos: Performance e Qualidade. Mas esses dois se ramificam para alternativas com outras opções no menu.
O modo Qualidade busca uma maior fidelidade possível com fps travado em 30, e resolução que varia entre 2160p (4K) e 1440p. Enquanto isso, o modo Performance trava a taxa de quadros em 60fps, reduzindo a resolução máxima para 1440p, com os piores momentos contando 1008p.
Se você tem um monitor de alta taxa de quadros, você pode ativar a exibição em 120Hz para usar o modo Qualidade com taxa de quadros em 40fps, o que melhora fluidez da imagem ser perder muito dos visuais.
Performance estável em Spider-Man 2Fonte: Digital Foundry
Se você usa a opção de VRR (Variable Refresh Rate) desbloqueado, é possível ainda desbloquear esse limite de fps tanto para o modo Qualidade (alcançado entre 40 e 60fps) quanto para o modo Performance (variando de 60 a 80 fps, em geral).
Em qualquer modo configurado, o jogo consegue se manter no alvo de fps de forma estável em praticamente todo momento, com apenas algumas quedas pequenas eventuais.
A melhor opção aqui parece ser o modo de 40fps se você tem um monitor compatível, pois está bem no meio-termo entre desempenho e qualidade de imagem. Todos os modos visuais têm efeitos de ray tracing.
Marvel's Spider-Man 2 chrga dia 20 de outubro para o PlayStation 5.
--
Controle Sem Fio DualSense, Playstation 5 - Marvel’s Spider-Man 2
Fontes
Categorias