A Sony confirmou nesta quinta-feira (29) a tão esperada expansão de armazenamento do PlayStation 5. Por enquanto limitada aos usuários do seu recém-criado programa beta de software, a operação é feita com o uso de uma unidade de estado sólido (SSD) com tecnologia M.2 disponível no mercado.
O recurso de uso da expansão SSD M.2 interna será habilitado através de uma futura atualização de software do sistema PS5. No entanto, nem todos os SSDs M.2 podem ser usados nessa expansão. Para conhecer os modelos compatíveis, bem como saber como inserir o dispositivo no slot de expansão, é necessário seguir as instruções divulgadas na página do PlayStation neste link.
Embora já seja possível, atualmente, conectar um drive externo ao PlayStation 5 via USB, eles só podem ser usados para executar jogos do PS4, não suportando reproduzir games do PS5. Unidades externas podem, no máximo, armazenar jogos do PS5 que não estejam em uso, para que sejam copiados para o SSD principal do console na hora de jogar.
Só os SSDs que atendam aos requisitos dimensionais da Sony caberão na porta de expansão do console (Fonte: PlayStation/Reprodução)Fonte: PlayStation
Como instalar um SSD M.2 no PS5?
Para conseguir estender o armazenamento do SSD principal do PlayStation 5, e conseguir jogar normalmente, os gamers deverão adquirir uma unidade SSD M.2 com velocidade de pelo menos 5.500 MB/s e com uma estrutura inferior a 22 mm de largura e 11,25 mm de altura. A instalação deve ser feita no conector SSD existente no console, que vem inativado de fábrica.
Além disso, os próprios jogadores terão que conectar uma estrutura adequada de resfriamento, como um dissipador de calor, ao drive. Finalmente, a Sony alerta que “não pode garantir que todos os dispositivos SSD M.2 que atendam às especificações descritas funcionem com o seu console, e não assume nenhuma responsabilidade pela seleção, desempenho ou uso de produtos de terceiros”.
Fontes
Categorias