Responsável por promover, encubar e descobrir jogos independentes, o programa ID@Xbox chegou a uma marca importante 5 anos após seu início. Segundo a Microsoft, mais de 1 mil jogos já foram publicados pelo programa, que ajudou a dar a visibilidade merecida a títulos como Cuphead, Celeste e Stardew Valley, entre diversos outros.
A marca histórica foi atingida em outubro, quando o ID@Xbox ajudou no lançamento de Mark of the Ninja: Remastered, Dark Star’s Sinner: Sacrifice for Redemptions e Guns, Gore and Cannoli 2. Segundo o chefe do programa, Chris Charla, mais de 1 bilhão de dólares foram pagos a desenvolvedores independentes, sendo que pelo menos 3 mil estúdios foram ajudados pela iniciativa.
Ajudando devs independentes
Em uma entrevista à Eurogamer, Charla afirmou que a filosofia que guia o programa é tornar “o mais fácil possível” que desenvolvedores independentes tragam seus games para o Xbox One. Além disso, o ID@Xbox se preocupa em garantir que esses games sejam facilmente descobertos na loja e ganhem a visibilidade e publicidade que merecem.
Para o futuro, o programa reserva títulos como Ashen, Astroneer, Sable e Below — o último é um projeto antigo, que deve receber novidades em breve. A promessa é que o ID@Xbox deve continuar ativo na próxima geração de consoles, garantindo um espaço saudável para desenvolvedores com orçamentos mais limitados que merecem entrar em contato com o público interessado em seus trabalhos.
Fontes
Categorias