Fate/Grand Order, jogo mobile, arrecadou mais que toda franquia Metal Gear

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Acredite se quiser, mas é verdade: o jogo Fate/Grand Order, inspirado no anime (que foi inspirado em um visual novel com elementos eróticos), conseguiu o marco de ter arrecadado em apenas quatro anos uma receita maior do que a receita que toda a série Metal Gear (sim, não só a “Solid”) arrecadou em 32 anos.

Convertendo esse fato impressionante em números, Fate/Grand Order (ou Fate GO para os mais íntimos) conquistou US$ 3 bilhões (cerca de R$ 11,6 bilhões) em quatro anos com compras in-game, também chamadas de microtransações. Em outras palavras, o jogo é gratuito e conseguiu apenas com pequenos valores gastos por muita gente.

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Fate/Grand Order é muito maior do que você pensa

A principal comparação foi com a série Metal Gear, que em 32 anos arrecadou US$ 2,5 bilhões (cerca de R$ 9,7 bilhões). Entretanto, Fate/Grand Order está em igualdade com outras franquias gigantes e se aproximando de verdadeiras lendas da indústria. Por exemplo: MapleStory, um MMO que já está no mercado há 15 anos, tem a mesma arrecadação.

The Legend of Zelda, que tem títulos desde 1986 e é uma das maiores franquias da Nintendo e do mundo, arrecadou até hoje US$ 3,2 bilhões (cerca de R$ 12,4 bilhões), o que faz com que seja questão de tempo até que Fate/Grand Order o ultrapasse também.

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Contudo, vale lembrar que faturamento (ou arrecadação) não é lucro, ou seja, não considera os gastos de operação para manter e reinvestir no game. Em termos de lucro, é difícil dizer se Fate/Grand Order é mais lucrativo que as séries comparadas, já que esses dados não foram disponibilizados. É, galera: jogo mobile é maior do que a gente pensa.

Fate/Grand Order está disponível para iOS e Android.

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