Confirmada pela Sony durante a primeira revelação oficial do novo PlayStation, a retrocompatibilidade do aparelho deve ficar restrita ao PlayStation 4 em seu começo. Embora haja a possibilidade de que títulos do PlayStation original e do PS2 ganhem suporte no futuro (mas nada está confirmado), parece que o PlayStation 3 vai ficar de fora dos planos da empresa.
Rumores divulgados pelo Comic Book afirmam que uma pessoa não identificada participou de uma reunião com a Sony e ficou impressionada com o hardware mostrado. Na mesma ocasião, ela afirma ter ouvido os planos da empresa para a retrocompatibilidade, e eles envolviam deixar o PS3 como parte exclusiva do sistema PlayStation Now.
Nada de melhorias
O responsável também afirma que os títulos antigos não devem ganhar nenhuma espécie de melhoria ao rodar no PlayStation 5 — ou seja, não haverá um sistema semelhante ao “Enhanced” usado pela Microsoft no Xbox One X. Assim, não haveria vantagens de resolução ou desempenho ao jogar games mais antigos no hardware atualizado.
A restrição ao PlayStation 3 contradiz uma patente da própria Sony, na qual ela imagina a possibilidade de rodar todos os seus sistemas anteriores no novo PlayStation. No entanto, a exclusão do console faz sentido devido à sua arquitetura Cell, conhecida por trabalhar de forma bem diferente da x86 usada no PS4 e que deve ser mantida no PS5.
Assim como acontece com todos os rumores relacionados à nova geração de consoles, o que foi divulgado pela fonte não deve ser tratado como verdade absoluta até que a fabricante confirme as informações. O novo console da empresa deve fazer sua estreia em 2020, mas até agora não se sabem informações relevantes como suas especificações finais ou possível preço oficial.
Fontes