O mundo dos eSports vive cheio de polêmicas, como é o caso de um processo de um popular pro player de Fortnite contra a FaZe Clan. Entre as reclamações entre o jogador e a organização, surgiu a denúncia que outro pro player contratado teve que mentir a sua idade para participar de torneios, algo que acabou no banimento dele do Twitch.
Tudo começou com um processo movido pelo popular streamer Turner "Tfue" Tenney contra a FaZe Clan em relação a pagamentos, entre outros problemas.
Na ação judicial, foram revelados detalhes sobre a organização, como o fato da FaZe ter mentido sobre a idade de outro jogador de Fortnite, H1ghSky1, que supostamente teria 13 anos quando foi contratado, mas na verdade tinha apenas 11, algo que o tornaria inelígivel para participar de torneios do game ou fazer stream pelo Twitch. Por causa disso, a conta dele foi banida do site sem qualquer tipo de aviso.
Imagem: Divulgação/Epic Games
H1ghSky1 tinha mais de 500 mil seguidores no Twitch antes de ter seu canal removido do site. Segundo o processo, A FaZe não só fez o jogador, que hoje tem 12 anos, a mentir sobre a sua idade, como fez a sua família entrar na mentira, o que violaria leis trabalhistas.
Apesar de não ter dado o motivo para o banimento da conta de H1ghSky1, o Twitch traz em seus termos de serviço que o usuário pode fazer o download, instalar e utilizar os serviços do site caso tenha mais de 13 anos de idade. A Epic Games ainda não se pronunciou sobre o assunto, já que o jogador participou e ganhou prêmios em torneios de Fortnite, que têm idade mínima de 13 anos para participar. Isso parece que ainda vai dar muito pano pra manga.
Fontes