O ambiente gamer as vezes pode ser tóxico, com jogadores alterados e até falta de respeito em partidas. Pensando nesse problema a Microsoft resolveu fazer um filtro para seus usuários terem mais controle sobre o que recebem de mensagem. Por isso, publicou um vídeo com seu novo lançamento para o Xbox:
-
Os filtros permitem o controle do que você recebe nas mensagens privadas no Xbox Live por níveis, são quatro escalas que podem ser acessadas nas novas configurações de Segurança.
A "Mature" não deixa passar nada da lista que a própria Microsoft fez sobre palavras ou frases tóxicas, que podem fazer algum mal, e oculta todas elas para o usuário. A "Friendly" é o padrão automático para as contas de crianças e esconde todos os palavrões e conteúdos ofensivos. No "Medium" os pavrões comuns passam, porém termos considerados ofensivos são banidos da conversa. Já a quarta e última opção é o "Unfiltered", que significa zoeira sem limites, ou melhor, que todo conteúdo pode circular livremente no chat.
A ferramenta do Xbom também permite que os filtros sejam aplicados de acordo com a pessoa, se é amigo ou um estranho.