Um dos grandes problemas do PlayStation 4 é o barulhão que ele costuma fazer quando começa a sobreaquecer, e muitos se perguntam como a Sony pretende resolver isso para sua próxima geração. A resposta pode estar em uma patente de 2018, que provavelmente mostra como será o sistema de refrigeração do PlayStation 5. É claro que o console não foi explicitamente mencionado e os planos originais sempre podem sofrer alterações.
Fonte: Sony/Reprodução)
O resumo no documento explica como a solução funcionará: “Um dissipador de calor é colocado na superfície inferior de uma placa de circuito. A placa de circuito possui orifícios que penetram em uma área na qual um aparelho de circuito integrado está disposto. Os caminhos de condução de calor são fornecidos nos orifícios de passagem. Os caminhos de condução de calor conectam o aparelho de circuito integrado e o dissipador de calor. Essa estrutura permite a disposição de um componente diferente do dissipador de calor do mesmo lado do aparelho de circuito integrado, garantindo assim um maior grau de liberdade no layout de um componente”.
No início do ano, Mark Cerny explicou que o design exclusivo do sistema de próxima geração da Sony ajudará a impedir que ele faça tanto barulho quanto seu antecessor. Ele também mencionou que veremos a solução de refrigeração do console em um futuro próximo.
Enquanto esperamos a empresa anunciar oficialmente, o usuário nemesis_scale do Reddit preparou algumas renderizações que mostram como o dissipador de calor patenteado pode parecer. Elas não estão em escala, mas ajudam a entender melhor o que a gigante japonesa está planejando.
(Fonte: nemesis_scale - Reddit/Reprodução)
Fontes