A Sony divulgou recentemente um relatório do número de vendas do PlayStation 4 (via VG247), e a quantia impressiona. Foram 110,4 milhões de consoles durante sua vida útil e algo em torno de 41,5 milhões de assinantes do PS Plus.
As vendas começaram a cair segundo o relatório financeiro do ano inteiro (até o momento), mas de acordo com a própria empresa, é um acontecimento iminente, já que a nova geração de consoles está estacionando aos poucos e com previsão de lançamento para o final de 2020. A Sony já confirmou que, por mais que os problemas com a pandemia de Coronavírus seja um empecilho, não existe atraso significativo nas produções de jogos de estúdios iniciantes ou de seus parceiros.
Ao todo, 51% das vendas líquidas de jogos da plataforma são provenientes de vendas digitais, em contraste com 6% das vendas de jogos em pacotes/bundles. As vendas de hardware para PS4 representaram 19% das vendas durante o ano todo, com os serviços online PS Plus e PS Now representando 17% e por último os periféricos, com 7%.
O número de vendas do PS4 já passou do PS1 (102,5 milhões) mas está longe de chegar no console mais vendido da história, o PS2 (155 milhões).
Vale ressaltar que, por mais que a vida útil do console esteja nos estágios finais, ainda existem grandes lançamentos como The Last of Us Part II (19 de junho) e Ghost of Tsushima (17 de julho), que prometem encerrar a atual geração da Sony com chave de ouro e quem sabe dar uma última alavancada nas vendas do aparelho.
Fontes