A Kommo, empresa que oferece soluções de CRM (Customer Relationship Management) para mensagens, lançou uma nova API de nuvem para o WhatsApp. Desenvolvida em parceria com a Meta, a ferramenta ajudará as empresas a melhorar a interação com clientes em canais digitais e realizar vendas automatizadas.
A WhatsApp Cloud API agora permite que empreendimentos de médio e grande porte ganhem escala na operação. A versão em nuvem do WhatsApp Business conecta milhares de clientes com bots, por exemplo, agilizando a comunicação.
A nova API da Kommo serve para que empresas acessem o WhatsApp Business através da nuvem. (Imagem: Kommo/Divulgação)
Outra possibilidade da API desenvolvida pela Kommo é a integração com vários sistemas de backend, casos de plataformas de CRM e marketing.
O lançamento da WhatsApp Cloud API foi realizado em 10 de dezembro, em São Paulo, durante evento promovido pela Kommo. Na ocasião, representantes da Meta estiveram presentes.
Quais são os benefícios da WhatsApp Cloud API para empresas?
Uma API (Application Programming Interface) nada mais é do que soluções que integram tipos diferentes de aplicações de softwares. Portanto, a Kommo WhatsApp Cloud API permite usar o WhatsApp Business por meio de servidores em nuvem da Meta.
Segundo a big tech, APIs de nuvem como a da Kommo “permitem a implementação das APIs do WhatsApp Business sem o custo de hospedagem dos seus próprios servidores”.
Ou seja, anteriormente, os empreendimentos precisavam ter um servidor próprio ou contratar um terceiro para utilizar o mensageiro via cloud. O novo sistema acaba, então, abrindo novas oportunidades de negócios digitais.
Os benefícios da API de nuvem do WhatsApp Business da Kommo. (Imagem: Kommo/Divulgação)
A novidade facilita ainda a integração com o app WhatsApp Business e não custa às empresas taxas adicionais.
O sistema também realiza atualizações automáticas e expande a troca de mensagens da empresa. Confira, abaixo, mais benefícios da nova WhatsApp Cloud API da Kommo:
- Envia até mil mensagens por segundo;
- Realiza transmissões para até mil usuários de uma única vez
- Podem ser criados chatbots para automatizar a interação com clientes;
- Possui modelos de mensagens multimídias;
- Fornece suporte com atendente real de chat de vários dispositivos;
Como a integração da API do WhatsApp pode ajudar nas vendas?
Reconhecida oficialmente como Parceiro de Negócios da Meta, a Kommo tem o primeiro WhatsApp CRM do mundo.
A própria API da marca tem e foi desenvolvida a partir de software de CRM. Isto garante não apenas uma maior personalização na integração de leads, mas também interação com plataformas de e-commerce (comércio eletrônico).
A conexão com CRM ajuda nas vendas das empresas porque torna mais eficiente as conexões com o funil de vendas, por exemplo.
Os tipos de mensagens que podem ser enviadas pela WhatsApp Cloud API da Kommo. (Imagem: Kommo/Divulgação)
Os benefícios exclusivos para vendas da API oficial do WhatsApp de nuvem variam segundo o BSP ou CMM escolhido. Contudo, a API da Kommo gera mais conexão com os clientes, podendo aumentar as vendas, já que permite o envio para clientes de:
- Mensagens de texto tradicionais;
- Mídias como fotos, vídeos e documentos;
- Mensagens interativas com botões de resposta e lista;
- Figurinhas e reações;
- Mensagens de voz e áudios.
Comunicação omnichannel
Além de melhorar a comunicação e otimizar as vendas online, a WhatsApp Cloud API ainda pode fortalecer a estratégia omnichannel das empresas.
No mundo do comércio digital, o conceito define que as companhias precisam se estabelecer em vários canais de comunicação para gerar mais leads e vender melhor.
Neste sentido, a nova API da Kommo permite ainda o gerenciamento de mensagens com clientes em outras plataformas da Meta como o Facebook e Instagram, além do próprio WhatsApp. Estratégias omnichannel são essenciais para entregar experiências convenientes, integradas, para aumentar a retenção e fortalecer a marca.
A Kommo é Parceira Oficial da Meta. (Imagem: Kommo/Divulgação)
Durante o evento de lançamento da Kommo WhatsApp Cloud API, Oleg, gerente de Parcerias da Meta, falou sobre a importância da ferramenta.
“Essas jornadas oferecem ferramentas para construir relacionamentos duradouros com os clientes durante todo o ciclo de vida do cliente”, argumentou.
Damjan Gogovski, Head de Parcerias da Kommo, falou um pouco sobre o futuro da colaboração entre a Kommo e a big tech. “Este evento é um testemunho do que as parcerias podem alcançar. Estamos olhando para o futuro da tecnologia CRM e para o potencial ilimitado da colaboração”, finalizou.
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