O Android 15 não permite a exibição de notificações com informações sensíveis no Vincular ao Celular do Windows 11. A restrição foi aplicada para uma variedade de dispositivos, mas ainda funciona em celulares com o app baixado de forma nativa.
O comportamento do Android 15 afeta destinatários "não confiáveis" de notificações, categoria na qual o Vincular ao Windows (app necessário para parear o celular com o PC) foi enquadrado. Por conta disso, notificações com informações sensíveis não aparecem na tela do PC.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Não são todas as notificações que possuem informações sensíveis, porém. O tipo engloba códigos de autenticação de dois fatores, por exemplo.
Se uma notificação for impedida de ser exibida no computador, o Vincular ao Celular notificará o usuário sobre a restrição. "Com a atualização mais recente do Android, o Vincular ao Celular não mostra mais notificações que contém informações sensíveis para sua proteção", explica o app.
Porém, conforme apurou o repórter Mishaal Rahman, isso não se aplica a todos os celulares: os dispositivos que são vendidos com o Vincular ao Windows instalado por padrão ainda podem sincronizar notificações sensíveis, mesmo no Android 15.
Nessa categoria, entram celulares da família Galaxy, da Samsung. Aparelhos de outras marcas, em sua maioria, não oferecem o Vincular ao Windows instalado nativamente.
É possível que a Microsoft e o Google trabalhem no desenvolvimento de uma solução para evitar que a restrição se aplique ao Vincular ao Celular — ou, pelo menos, torne o comportamento mais consistente entre aparelhos de diferentes marcas. Por enquanto, porém, não há informações sobre isso.
Fontes