Xiaomi confirma que não dará opção de tirar anúncios em celulares da marca

1 min de leitura
Imagem de: Xiaomi confirma que não dará opção de tirar anúncios em celulares da marca
Imagem: Xiaomi

A fabricante chinesa Xiaomi confirmou que vai manter anúncios obrigatórios nos smartphones da empresa. A declaração desmente uma recente especulação sobre uma possível função que permitiria ao usuário desabilitar as propagandas nos dispositivos.

Segundo o rumor, a novidade seria um recurso em desenvolvimento para o HyperOS, o sistema operacional móvel da companhia. Ele permitiria ao usuário desligar os anúncios rapidamente, com o pressionar de um botão — resolvendo  o que já é há anos uma das maiores críticas aos dispositivos da Xiaomi em relação ao software.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atualmente, só é possível eliminar a publicidade após fazer uma série de passos individualizados para cada aplicativo nas configurações do sistema.

Em nota ao site Android Authority, a Xiaomi argumentou que essa opção não seria tão popular assim entre a comunidade, já que exigiria uma navegação entre os menus do celular.

O HyperOS da Xiaomi.O HyperOS da Xiaomi.Fonte:  Xiaomi 

"Nossa filosofia é fazer mudanças que são facilmente acessíveis e benéficas para todos os usuários. Por isso, não estamos planejando atualmente adicionar um botão que, de forma realista, apenas uma pequena quantidade de usuários descobriria e passaria a usar", diz o comunicado.

Futuro com menos bloatwares?

Apesar do balde de água fria nos usuários, a companhia também revelou que trabalha para atender a outra crítica frequente do consumidor: a alta quantidade de bloatwares, ou seja, apps pré-instalados de fábrica e de difícil remoção, que ocupam uma quantidade considerável de memória no sistema.

"Nós estamos reotimizando nossa estratégia de negócios nesse sentido para melhorar a experiência do usuário ao reduzir os aplicativos pré-instalados e a exibição de conteúdos nas páginas de entrada. Os usuários devem ser capazes de ver esses resultados muito em breve em nossos futuros modelos top de linha", explica a marca.

Até agora, a Xiaomi não explicou quais serão essas medidas na prática e nem a partir de quais modelos elas serão visíveis. Os próximos modelos da marca serão da linha Xiaomi 15, que tem previsão de anúncio para outubro deste ano na China.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.