Após reclamações, Adobe muda termos e diz que não usará criações de usuários para treinar IA

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Após reclamações, a Adobe voltou atrás e alterou os seus novos termos de serviço, que têm a aceitação obrigatória para usuários pagantes. A companhia reformulou em especial alguns trechos do documento que foram criticados por assinantes do pacote de conteúdo Creative Cloud.

As críticas envolviam a possível interpretação de que a Adobe poderia usar trabalhos criados em programas como o Photoshop para treinar modelos de linguagem de inteligência artificial (IA) da empresa.

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Dois tópicos do documento especificavam que a empresa poderia "acessar, visualizar ou escutar" conteúdos "por meio de métodos automatizados e manuais". Isso seria feito para aperfeiçoar "serviços e software e a experiência do usuário" via aprendizado de máquina.

A falta de detalhes sobre o processo gerou muitos comentários nas redes sociais, com artistas e entusiastas dos softwares da companhia criticando duramente a mudança e pedindo maiores explicações.

O que dizem os termos reformulados da Adobe

Em uma postagem no blog oficial, a Adobe pediu desculpas pela possível interpretação incorreta dos termos de serviço. A marca diz que "refletiu" sobre a linguagem adotada nos termos de serviço e fez alterações no vocabulário para eliminar essas interpretações ou ambiguidades.

Ela ainda reconheceu que deveria ter mudado o documento antes e usado palavras de melhor compreensão para evitar polêmicas como a ocorrida.

Alguns dos recursos possíveis com os softwares de IA generativa da Adobe. (Imagem: Adobe/Divulgação)Alguns dos recursos possíveis com os softwares de IA generativa da Adobe. (Imagem: Adobe/Divulgação)Fonte:  Adobe 

No novo documento, ela deixa explícito que não treina IAs generativas com materiais dos clientes, não é dona dos conteúdos produzidos por eles e nem escaneia o computador dos assinantes para encontrar arquivos armazenados localmente.

Segundo a Adobe, ela nunca usou e jamais vai utilizar trabalhos feitos pelo usuário para esses objetivos internos. Além disso, nunca permitiu acesso a eles para além de casos específicos, como aqueles envolvendo ações judiciais.

Por fim, a marca também confirmou que a participação no programa de aprimoramento de softwares e serviços é opcional, por mais que os dados coletados sejam poucos e não invasivos. Os novos termos de serviço devem aparecer em forma de notificação nos próximos dias para os assinantes.

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Fontes

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