Funções com IA do iOS 18 podem ser exclusivas dos iPhones mais caros

2 min de leitura
Imagem de: Funções com IA do iOS 18 podem ser exclusivas dos iPhones mais caros
Imagem: GettyImages

Os novos recursos de inteligência artificial (IA) do iOS 18 podem ser exclusivos para quem tem iPhone 15 Pro (ou modelos mais recentes), apontou o analista do Bloomberg, Mark Gurman. Várias novidades do novo sistema operacional serão processadas de forma local, assim demandando hardware mais parrudo.

Tal como a Samsung, a Apple deve adotar processamento híbrido para boa parte das ferramentas com IA do iOS 18. Portanto, o sistema utilizará tanto hardware local (o processador do celular) quanto os servidores da Maçã para executar uma tarefa, dependendo da demanda.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essa estratégia, além de desafogar os servidores da empresa, acelera o processamento das ferramentas e garante mais privacidade para funções que lidam com dados sensíveis. Além disso, também dispensam a necessidade de conexão com a internet em alguns contextos.

Contudo, a estrutura demanda que o hardware do celular consiga lidar com o processamento de IA — e nem todos os celulares encaram a tarefa com bom desempenho.

Por conta disso, o analista Mark Gurman acredita que algumas das funções do iOS 18 serão exclusivas para os iPhones mais poderosos. O requisito mínimo seria o chipset A17, equipado a partir dos modelos iPhone 15 Pro (com A17 Pro), mas ausente no iPhone 15 base (com A16).

A restrição também serviria para impulsionar as vendas dos novos modelos, além de diferenciar os lançamentos de 2024 dos celulares dos anos anteriores. O novo processador Apple A17 deve incluir CPU e GPU mais poderosa, bem como a Neural Engine (NPU) de 16 núcleos, mais poderosa e capaz de lidar com cerca de 35 trilhões de operações por segundo.

iOS 18 será uma grande atualização

O iOS 18 e suas novidades seguem um mistério até hoje, mas tudo deve ser revelado na próxima WWDC, marcada para começar em 10 de julho deste ano. Embora seja focado em desenvolvedores, o evento geralmente serve de palco para apresentar as principais adições dos sistemas operacionais da Apple.

Por enquanto, é impossível prever com exatidão quais serão as novidades do iOS 18, mas se especula que será uma das maiores atualizações do SO da Apple. O update deve ser marcado por grandes adições relacionadas a inteligência artificial generativa e personalização de interface.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.