Windows 11 vai deixar de medir a memória RAM em MHz em breve

2 min de leitura
Imagem de: Windows 11 vai deixar de medir a memória RAM em MHz em breve
Imagem: GettyImages

A Microsoft anunciou que o Windows 11 deixará de medir o desempenho da memória RAM em megahertz (MHz) e passará a adotar as “mega transferências por segundo” (MT/s). Essa é uma tendência da indústria para padronizar as MT/s como uma unidade de medida mais precisa e condizente com memórias DDR.

A mudança foi adotada em uma atualização do sistema que foi liberada no Windows 11 Insider Preview Build 22635.3570 (KB5037008) a partir do dia 3 de maio. Esse update chegará para todos os usuários do sistema operacional inscritos no programa Insider que estiverem com a opção “Baixar atualizações assim que elas estiverem disponíveis”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A nova unidade de medida será exibida no Gerenciador de Tarefas, e não vai impactar no desempenho ou usabilidade do computador. A quantidade de RAM permanece inalterada.

A atualização que substitui o MHz pelo MT/s para medir a velocidade da RAM foi liberada no programa Windows 11 Insider.A atualização que substitui o MHz pelo MT/s para medir a velocidade da RAM foi liberada no programa Windows 11 Insider.Fonte:  Blog Windows/Reprodução 

Por que mudar de MHz para MT/s?

O megahertz (MHz) é uma unidade para medir a frequência. Ela é usada para designar a velocidade na qual os dados se movem dentro e entre os componentes. Essa unidade fazia sentido para medir a velocidade das memórias SDRAM, introduzidas no final dos anos 1990, cuja velocidade de transferência dos dados era sincronizada com a frequência da placa-mãe.

No início dos anos 2000, foi introduzida uma nova tecnologia para as memórias RAM chamada DDR (double data rate, ou taxa de dados duplicada em português). Essa tecnologia de memória duplicou o número de transferências de dados por ciclo de clock.

Logo, as memórias SDRAM DDR passaram a ter o dobro de capacidade de transferência de dados por ciclo de clock que as memórias SDRAM, mesmo mantendo a mesma frequência.

O problema é que a indústria continuou utilizando o MHz para designar a velocidade das memórias DDR, só que dobrando (nominalmente) o valor da frequência, o que, na prática, não está tecnicamente correto.

As memórias SDRAM DDR têm o dobro da capacidade de transferência de dados, mesmo mantendo a mesma frequência em MHz.As memórias SDRAM DDR têm o dobro da capacidade de transferência de dados, mesmo mantendo a mesma frequência em MHz.Fonte:  Kingston/Reprodução 

Somente nos últimos anos é que o padrão MT/s começou a ser adotado, que faz mais sentido para esse tipo de medição. MT/s é a sigla para mega (ou milhão) transferências por segundo, e indica a velocidade de transferência de dados da memória RAM independente da frequência em MHz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.