Aproveitando o embalo da Copa do Mundo, a Samsung realizou na última sexta-feira (16) um evento em sua sede em São Paulo para apresentar uma série de recursos inéditos para seus produtos, todos inspirados pelo esporte favorito do país. As novidades incluem funções adicionais para os principais aparelhos da fabricante coreana, incluindo TVs inteligentes, smartphones e tablets.
Quem comprar uma das novas smartTVs da linha 2014 da Samsung vai ter acesso em seu aparelho ao Painel Futebol, que não é um app instalado no aparelho, mas sim um recurso integrado ao sistema. A ideia foi desenvolvida no Brasil e expandida para toda a América Latina, com o objetivo de complementar a experiência do público com conteúdo voltado para antes e depois das partidas.
Feita em parceria com a ESPN, a ferramenta oferece um feed contínuo de conteúdo relacionado a futebol, personalizado com base nas preferências do espectador. Os torcedores podem selecionar até seis de seus times e campeonatos favoritos, entre ligas nacionais e europeias, com a possibilidade de trocar suas escolhas quando desejar. Eles então terão acesso a notícias personalizadas, vídeos, fotos, estatísticas e rankings detalhados.
Nos meses de junho e julho, durante os quais acontece a disputa mundial, os donos das smartTVs com o recurso poderão incluir as seleções nacionais entre seus times favoritos. Os aparelhos de televisão da Samsung que não tiverem o Painel Futebol de maneira nativa, mas que forem compatíveis com o Evolution Kit, também podem receber a novidade.
Ataque em duas frentes
Mas as TVs não foram os únicos aparelhos da fabricante a receber novidades. Segundo a empresa, 77% dos espectadores usam um smartphone ou tablet ao mesmo tempo em que assistem jogos de futebol na televisão. Pensando nesse público, a empresa lançou sua plataforma Entre no Jogo 2.0, que traz recursos similares aos do Painel Futebol para os dispositivos móveis.
Além das atualizações de notícias, vídeos e imagens e das estatísticas e rankings de campeonatos, o recurso para smartphones e tablets Samsung inclui algumas funções adicionais para usuários que desejam uma experiência paralela à das TVs. Durante as partidas, o sistema fará um acompanhamento lance a lance da partida por meio de textos.
Além disso, os usuários da plataforma terão acesso a um chat especial que se abre 15 minutos antes do jogo e se fecha 15 minutos depois, permitindo que eles tenham um espaço para debater com todos que estiverem acompanhando a disputa. Por fim, o Entre no Jogo 2.0 traz uma versão própria do famoso “bolão”, permitindo que os donos de aparelhos Samsung façam palpites sobre os resultados dos jogos, valendo medalhas especiais.
Mostrando sua torcida
Outra novidade da fabricante para seus fãs torcedores de futebol é o lançamento de três pacotes de ícones animados com a temática futebolística para serem usados nas conversas em seu sistema de mensagens, o ChatON. Os conjuntos trazem símbolos de jogadores, torcida e uma expressiva bola, sendo cada grupo constituído por 12 emoticons. As novidades podem ser baixadas gratuitamente na loja dentro do próprio serviço de conversas.
A Samsung também anunciou um aplicativo chamado Câmera Futebol, que permite tirar “fotos divertidas” e fazer montagens. No app, você pode enquadrar a si mesmo e a seus amigos junto a imagens dos jogadores da seleção brasileira e membros da “equipe” Galaxy 11. As fotografias podem, então, ser compartilhadas nas redes sociais ou guardadas para a posteridade.
Por fim, a fabricante coreana também anunciou uma série de jogos exclusivos para seus dispositivos móveis, todos baseados na sua nova campanha publicitária do Galaxy 11, o “time” de “melhores jogadores de futebol do mundo” escolhidos pela Samsung para “salvar o mundo de uma invasão alienígena”. Para saber um pouco mais sobre esses títulos, clique aqui.