Star Wars The Acolyte tem participação especial aguardada pelos fãs no final! Veja
Apesar de trazer consigo a promessa de fechar um ciclo, o oitavo e último episódio da primeira temporada de Star Wars: The Acolyte, na prática, trouxe o início de várias histórias maiores que ainda devem ser contadas. Entre elas está uma conexão direta com um personagem muito importante das duas primeiras trilogias de filmes.
Embora a Disney tenha negado desde o início da produção que veríamos rostos familiares na produção, um deles deu a cara nos momentos finais da série. Ele é ninguém menos que o Mestre Yoda, que é convocado para lidar com uma ameaça Sith que parece ser muito maior do que o esperado inicialmente.
Como Yoda se encaixa em Star Wars: The Acolyte?
Ao final de Star Wars: The Acolyte, fica claro que, embora os Jedi não reconheçam publicamente que a ameaça dos Sith voltou, alguns deles têm esse conhecimento. Entre eles está a Mestre Venestra Rwoh, que se encontra com Yoda para discutir as revelações que a temporada acabou trazendo.
A história oficial da Ordem é que, abalado pelos acontecimentos que marcaram Brendok há 16 anos, o Mestre Sol se rebelou. Não somente ele acabou com os colegas que o acompanharam na missão, como também matou sua jovem aprendiz Osha antes de, tomado pelo arrependimento, tirar a própria vida.
No entanto, essa não deve ser a história que será contada a Yoda, conhecido nos filmes originais por ser um grande rival do lado sombrio. Ele deve tomar conhecimento da verdade identidade de Qimir como um antigo aprendiz de Venestra, bem como do fato de que Osha iniciou seu treinamento com ele.
Yoda apareceu somente por alguns segundos em Star Wars: The AcolyteFonte: Divulgação/Disney+
Apesar de inicialmente a presença do personagem parecer contradizer eventos de A Ameaça Fantasma — na qual os Jedi se chocam ao descobrir que os Sith voltaram —, a própria série tem uma explicação para isso. Ela mostra que a Ordem é muito mais complexa do que parece em um primeiro momento, e que algumas informações importantes só circulam entre membros selecionados.
Os próprio Jedi plantaram as sementes de sua queda
Mais do que introduzir novos personagens, o objetivo de Star Wars: The Acolyte foi mostrar que os Jedi foram os próprios responsáveis pelos eventos dos filmes criados por George Lucas. Toda a trama da série se sustenta em uma mentira contada no passado que, ao ser revelada, mudou o rumo da vida de Osha.
As mentiras que sustentam o grupo também são usadas por Venestra, que inventou uma história sobre tudo o que aconteceu para não gerar atritos com o Senado. Ela também se mostra capaz de distorcer a verdade em sua conversa com Mae que, ao final da temporada, perde qualquer memória dos últimos 16 anos.
Baseado nos eventos de A Ameaça Fantasma, Yoda concorda com o plano de manter a presença dos Sith em segredo, acreditando que ela ajudaria a proteger a Galáxia e evitar o fim de uma era de paz. Ao mesmo tempo, isso fez com que os Jedi não estivessem preparados para a ascensão de seus inimigos e fossem enganados pelo grande plano concebido por Palpatine.
Obviamente, a decisão tomada pela série muda de perspectiva muitos elementos considerados canônicos em Star Wars, o que certamente vai causar polêmica entre alguns fãs. Até o momento, a Disney não confirmou se vai produzir uma segunda temporada de The Acolyte, permitindo que o easter egg de Yoda se transforme em uma linha narrativa mais elaborada.
Assista The Acolyte no Disney Plus!
The Acolyte chegou trazendo diversos easter eggs, e você já pode conferir todos os episódios da série no streaming Disney Plus!
Fontes
Categorias