Guerras, Dragões e mais: livros para quem é fã de House of the Dragon
A segunda temporada de House of the Dragon (MAX) está arrastando milhões de espectadores para a frente das telas para acompanhar a história das Rainhas Rhenyra e Alicent, Daemon e tantos outros personagens que conquistaram os fãs da série. Baseada em partes do livro Fogo & Sangue (2018), de George R. R. Martin, ela é ambientada no mesmo universo de Game of Thrones, mas se passa 172 anos antes do nascimento de Daenerys Targaryen.
Não é nenhum segredo que Martin se inspirou em outras obras fantásticas para criar o mundo d'As Crônicas de Gelo e Fogo, bem como em eventos históricos reais, como as Guerras das Rosas, que ocorreram pela disputa do trono da Inglaterra entre 1455 e 1487.
E, para quem gosta dessa temática medieval e de alta fantasia, preparamos uma lista com alguns dos livros que serviram de inspiração para a criação de House of the Dragon e outras obras semelhantes.
5 livros e sagas para quem é fã de House of the Dragon
Fogo & Sangue (2018), George R. R. Martin
Como mencionado anteriormente, House of the Dragon é baseada em partes de Fogo & Sangue, que conta a história da família Targaryen. Diferentemente dos outros livros de Martin, a história deste é contada do ponto de vista do Arque mestre Gyldayn, usando métodos historiográficos medievais, resultando em fatos conflitantes de um narrador não muito confiável.
Série O Senhor dos Anéis (1955), J. R. R. Tolkien
A forma de escrever o nome não é coincidência: Tolkien foi uma das maiores inspirações de Martin e de qualquer outro autor de fantasia. A série de livros O Senhor dos Anéis é ambientada na Terra-Média, mundo fictício onde se passam vários dos livros do autor. Ela acompanha os pequenos Hobbits Frodo Bolseiro, Samwise Gamgee, Mery e Pippin em sua perigosa tarefa de destruir o Um Anel e livrar o mundo das garras de Sauron.
O Silmarillion (1977), J. R. R. Tolkien
Outra obra de Tolkien que não pode ficar de fora da lista é O Silmarillion. O livro conta a história da criação da Terra-Média e das diferentes raças que habitam esse mundo. Contado de uma forma semelhante ao Gênesis bíblico, é possível descobrir como se formaram as lendas, inimizades e disputas mencionadas em O Senhor dos Anéis.
Série A Roda do Tempo (1990 — Atualmente), de Robert Jordan
Contemporâneo de Martin, Jordan iniciou a saga de A Roda do Tempo nos anos 90 e, 14 volumes depois e mais três livros complementares, a história continua a ser escrita mesmo após a morte do autor. Ela acompanha Rand al'Thor, Mat Cauthon, Perrin Aybara, jovens predestinados a lutar contra as forças d'O Tenebroso.
Série Memory, Sorrow, and Thorn (1988 — 1993), de Tad Williams
Ambientada no continente fictício de Osten Ard, a saga de Williams apresenta o ponto de vista de diversos personagens, tanto protagonistas quanto antagonistas, assim como em obras de Martin. Nela, humanos, elfos conhecidos como Sithi e anões chamados de Qanuc vivem em relativa harmonia, mas tudo muda com a morte do Rei Prester John, quando as ambições de filhos e conselheiros e segredos antigos vêm a tona.
Gostou das dicas? Então aproveite para conhecer esses e outros livros de fantasia semelhantes a House of the Dragon.
Assista The House of The Dragon na Max
Não perca os novos episódios da série The House of the Dragon. Assine a Max e aproveite!
Categorias